Header Ads Widget

header ads

SÃO SEBASTIÃO EM MANAUS

FOTO: PROCISSÃO SÃO SEBASTIÃO. MANAUS.
AUTOR: CUCUNACA ,2017.

Hoje, no calendário cristão celebra-se o Dia de São Sebastião.Na Amazônia e no Amazonas,sempre foi um santo católico muito celebrado. Um dos primeiros mártires da Igreja de acordo com a Tradição da Igreja, Sebastião foi militar e serviu ao império romano, e por professar sua crença e lealdade ao cristianismo foi sentenciado ao martírio por arqueiros. A imagem do santo, com o corpo com apenas poucas flechas, é diferente da original que nunca foi revelada em público, apenas sabe-se que o imperador,mandou trazer um arqueiro de uma das províncias e de acordo com a tradição, o corpo do militar cristão foi escondido diante de inúmeras e pequenas flechas.

FOTO: IMAGEM DE S. SEBASTIÃO.
AUTOR: CUCUNCA, 2017.

Em Manaus, a famosa Paróquia de São Sebastião á frente do Teatro Amazonas, realiza há anos a procissão em honra ao Santo. Este ano,de acordo com nossa estimativa, estavam presentes na procissão cerca de pelo menos 8 mil fiéis. O vermelho dos fiéis devotos de São Sebastião encheram as ruas do centro histórico de Manaus que seguiram pelas ruas 10 de Julho, avenidas Getúlio Vargas, Sete de Setembro e Joaquim Nabuco, retornando então para a rua 10 de Julho onde no Largo de São Sebastião ocorreu uma missa campal com a presença do arcebispo de Manaus e dos padres capuchinhos, para depois as comemorações serem encerradas com o famoso arraial de São Sebastião.

FOTO: PROCISSÃO DE S.SEBASTIÃO 2017.

Particularmente, nossa devoção com este santo tem raiz muito especial, pois foi por sua intercessão que fiquei curado de uma perna quebrada, quando ainda bebê saltei dos braços de minha irmã e minha amorosa mãe, hoje na graça do Pai Eterno, pediu a São Sebastião que curasse esta enfermidade e que eu não tivesse problemas com a perna afetada. Então, até hoje compareço a procissão para "Pagar a promessa". Também na procissão sempre encontro parentes, amigos, amigas, vizinhos atuais e antigos. E não posso deixar de registrar a presença de professores, geógrafos, tecnólogos, administradores na procissão em homenagem a São Sebastião.

Fico feliz em reencontrar ex-alunos, amigos, amigas e vizinhos e saber que eles tem uma religiosidade nesse tempo tão materialista e hedonista em que a paz e a coletividade andaram meio esquecidas.

Vivas a São Sebastião!

Postar um comentário

0 Comentários