FOTO: PROCISSÃO SÃO SEBASTIÃO. MANAUS. AUTOR: CUCUNACA ,2017. |
Hoje, no calendário cristão celebra-se o Dia de São Sebastião.Na Amazônia e no Amazonas,sempre foi um santo católico muito celebrado. Um dos primeiros mártires da Igreja de acordo com a Tradição da Igreja, Sebastião foi militar e serviu ao império romano, e por professar sua crença e lealdade ao cristianismo foi sentenciado ao martírio por arqueiros. A imagem do santo, com o corpo com apenas poucas flechas, é diferente da original que nunca foi revelada em público, apenas sabe-se que o imperador,mandou trazer um arqueiro de uma das províncias e de acordo com a tradição, o corpo do militar cristão foi escondido diante de inúmeras e pequenas flechas.
Em Manaus, a famosa Paróquia de São Sebastião á frente do Teatro Amazonas, realiza há anos a procissão em honra ao Santo. Este ano,de acordo com nossa estimativa, estavam presentes na procissão cerca de pelo menos 8 mil fiéis. O vermelho dos fiéis devotos de São Sebastião encheram as ruas do centro histórico de Manaus que seguiram pelas ruas 10 de Julho, avenidas Getúlio Vargas, Sete de Setembro e Joaquim Nabuco, retornando então para a rua 10 de Julho onde no Largo de São Sebastião ocorreu uma missa campal com a presença do arcebispo de Manaus e dos padres capuchinhos, para depois as comemorações serem encerradas com o famoso arraial de São Sebastião.
FOTO: PROCISSÃO DE S.SEBASTIÃO 2017. |
Particularmente, nossa devoção com este santo tem raiz muito especial, pois foi por sua intercessão que fiquei curado de uma perna quebrada, quando ainda bebê saltei dos braços de minha irmã e minha amorosa mãe, hoje na graça do Pai Eterno, pediu a São Sebastião que curasse esta enfermidade e que eu não tivesse problemas com a perna afetada. Então, até hoje compareço a procissão para "Pagar a promessa". Também na procissão sempre encontro parentes, amigos, amigas, vizinhos atuais e antigos. E não posso deixar de registrar a presença de professores, geógrafos, tecnólogos, administradores na procissão em homenagem a São Sebastião.
Fico feliz em reencontrar ex-alunos, amigos, amigas e vizinhos e saber que eles tem uma religiosidade nesse tempo tão materialista e hedonista em que a paz e a coletividade andaram meio esquecidas.
Vivas a São Sebastião!
Fico feliz em reencontrar ex-alunos, amigos, amigas e vizinhos e saber que eles tem uma religiosidade nesse tempo tão materialista e hedonista em que a paz e a coletividade andaram meio esquecidas.
Vivas a São Sebastião!
0 Comentários