FOTO/MOSAICO: IMACULADA CONCEIÇÃO. AUTOR: CUCUNACA, 2017. |
Nesta sexta-feira, 08 das 17h às 20h ocorreu no Centro Histórico de Manaus, tradicional e belíssima Procissão em homenagem a Nossa Senhora da Imaculada Conceição Padroeira do Amazonas e dos Amazonenses. Na liturgia a Igreja, este evento é uma das quatro solenidades marianas.
Sob ameaça de chuva, a Berlinda de Nossa Senhora Imaculada Conceição deixou a Igreja da Arquidiocese de Manaus, popularmente chamada de Igreja Matriz às 17h sob aplausos e cânticos marianos entoados pelos fiéis, que já aguardavam nas imediações da Praça da Matriz ou Praça 15 de Novembro recém reformada. Cerca de 100 mil fiéis em nossas projeções estiveram presentes nesta solenidade mariana, além do clero arquidiocesano.
Ao longo do trajeto, houveram homenagens diversas, uma delas à frente da Praça Heliodoro Balbi, conhecida como Praça da Polícia, feita por alunos do ensino fundamental da Escola Adalberto Vale, que com sua banda de música saudaram a Maria Imaculada com o hino de Consagração à Nossa Senhora, muito popular e sempre entoado nas novenas das terças-feiras na Paróquia de Nossa Senhora de Aparecida. Na avenida Joaquim Nabuco, a Escola Católica Santa Dorotéia com suas alunas, professores e funcionários fizeram uma bonita homenagem com bandeirolas, balões e faixas exaltando Maria, mãe do Salvador.
A imagem de Nossa Senhora fez uma parada em frente ao duocentenário Hospital Beneficente Português na mesma avenida, merecendo orações especiais conduzidas pelo arcebispo de Manaus Dom Sérgio Castrianni pedindo o auxílio e a intercessão de Maria para a cura e a saúde dos enfermos daquela casa de saúde. Na rua 10 de Julho pode-se ter uma noção do gigantismo desse evento religioso e a imagem de Maria, recebe outra homenagem do Coral da Igreja de São Sebastião, sendo muito aplaudido pelos fiéis que também já lotavam as laterais do teatro Amazonas. Chegando a Avenida Eduardo Ribeiro, houve uma missa campal fechando a liturgia em homenagem a Maria Imaculada e após a missa, um show com cantores e artistas amazonenses, encerrando os festejos marianos.
Cabe ainda destacar, o aumento exponencial do número de famílias que ajudam na distribuição de água aos fiéis ao longo do traslado da imagem na procissão. Um gesto belo e singelo de humildade e amor cristão.
Ave Cheia de Graça! Ave Cheia de Amor!
2 Comentários
Belíssima homenagem a Nossa Senhora da Conceição!
ResponderExcluirVerdade nobre turismóloga! Emocionante. Obrigado pela presença.
ResponderExcluir