FOTO: SALA DE AULA INVERTIDA. AUTOR: CUCUNACA, 2019. |
A conferência de Estocolmo na Suécia em 1972 trouxe a ordem do dia as preocupações ligadas à responsabilidade socioambiental para as organizações e os projetos sustentáveis.
Neste semestre que ora finda, trabalhamos junto a duas turmas de Arquitetura e Urbanismo do 3º período matutino, temas que contribuíssem para o desenvolvimento sustentável dos projetos de urbanismo e Arquitetura dos acadêmicos e acadêmicas.
FOTO/MOSAICO: DEBATE CIRCULAR AUTOR: CUCUNACA, 2019. |
Além de metodologias clássicas foram experimentadas algumas metodologias contemporâneas que centravam a produção do conhecimento nos próprios acadêmicos. Desse modo, foram usadas técnicas como o debate circular, o debate com inquisidores e a sala de aula invertida.
Dados os textos e as orientações, os resultados foram promissores, materializa dos em debates sadios, fixação de conceitos e categorias e o desenvolvimento de habilidades com os mapas mentais e conceituais.
FOTO: DEBATE CIRCULAR. AUTOR: CUCUNACA, 2019. |
O envolvimento progressivo das turmas e a orientação precisa e técnica dos mestres e mestras sempre asseguram a apuração de resultados satisfatórios. Daí a necessidade de planejamento das atividades.
Na arquitetura, dadas a natureza do curso e maturidade intelectual dos acadêmicos, os resultados chegaram mesmo a surpreender positivamente com o estabelecimento de conexão entre teoria e prática e capitalização sobre os temas abordados, o que refletiu nos resultados dos exames institucionais.
Agradeço ao empenho e disposição de todos no alcance dos objetivos acadêmicos e profissionais.
Saudações Socioambientais!
4 Comentários
Parabéns mestre!
ResponderExcluirÉ o somatório do trabalho de todos e todas!
ResponderExcluirEu que agradeço por tanto conhecimento passado dentro de sala de aula é um excelente professor, grande abraço !!
ResponderExcluirOh querida! Sempre a sala de aula é uma construção coletiva. Eu não me educo, tu não te esqueças, nós nos educamos ..a educação é um processo coletivo! Saudações Socioambientais ��
ResponderExcluir