FOTO-MOSAICO: SALA DE AULA INVERTIDA. AUTOR: CUCUNACA, 2019. |
A Responsabilidade Socioambiental para a formação acadêmica, profissional e de cidadania já íntegra o currículo de muitas universidades.
Desde a Conferência sobre Meio Ambiente Humano realizado em Estocolmo na Suécia em 1972, houve uma preocupação maior com três proposições: a da educação ambiental para todos, a necessidade de ampliação dos organismos multilaterais para monitorar a questão socioambiental e a responsabilidade socioambiental para as empresas.
Numa estrutura dividida em quadro cânones, trabalhamos os Conceitos e Categorias fundantes da questão ambiental; o Desenvolvimento como evolução até a Sustentabilidade, a Política Nacional de Meio Ambiente e a legislação vigente e a Economia Solidária e por fim elementos para a compreensão dos Sistemas de Gestão Ambiental - SGA nas organizações, combinamos e aplicamos algumas das diversas ferramentas da didática contemporânea para a fixação, compreensão e aprendizado sobre a responsabilidade socioambiental nas organizações.
Além das metodologias clássicas foram aplicadas algumas metodologias contemporâneas como a sala de aula invertida e o debate circular em circuito fechado gerando um ambiente produtivo e e de socialização dos conhecimentos.
Os resultados vieram com maior empenho e foco dos acadêmicos quando as equipes tinham limites de tempo e proatividade para geração de mapas mentais e conceituais, bem como para atender as perguntas formuladas pelos colegas de outras equipes. Também, a alimentação com os textos selecionados permitiram uma boa fixação dos conteúdos exigidos nos exames de avaliação acadêmica, seja nas questões objetivas ou nas discursivas.
A variação no rendimento acadêmico ficou mais por conta do estágio de conhecimento e maturidade acadêmica das turmas. Para os integrantes das turmas finalistas o êxito foi maior que as turmas do primeiro ciclo que vai até o quarto período.
A predisposição dos acadêmicos e o conhecimento e administração do mestre ou da mestra em sala de aula são elementos essenciais para o aprendizado da aplicabilidade da Responsabilidade Socioambiental nas organizações e na vida de cada pessoa.
FOTO: EQUIPES EM PREPARO. AUTOR: CUCUNACA, 2019. |
FOTO: DEBATE CIRCULAR. AUTOR: CUCUNACA, 2019. |
A predisposição dos acadêmicos e o conhecimento e administração do mestre ou da mestra em sala de aula são elementos essenciais para o aprendizado da aplicabilidade da Responsabilidade Socioambiental nas organizações e na vida de cada pessoa.
Saudações Socioambientais 🌿
0 Comentários