![]() |
| FOTO: MILITANTE DE COLETIVO FEMININO. AUTOR: CUCUNACA 2021. |
Por: Mauro Bechman*
Neste sábado 29, às 15h no Centro Histórico de Manaus, ocorreu um Ato público em defesa da vida e pelo afastamento do presidente da República em função de sua negligência durante a Pandemia do coronavirus.
Desde o impeachment forjado de Dilma Rousseff, a primeira mulher a governar o Brasil, não víamos o protagonismo feminino tão efetivo nas manifestações políticas públicas.
No ato de sábado passado, essa presença foi fundamental e direcional seja na animação do cordão de manifestantes, seja na fala eloquente durante os discursos no carro de som.
![]() |
| FOTO: MARACATU. AUTOR: CUCUNACA, 2021. |
Por todos os lados, havia a presença feminina, tocando tambores, apitando, discursando, portando cartazes, organizando o cordão durante o trajeto. De idades diferentes e também as jovens. Tempos de afirmação da mulher nos destinos do Brasil, diante de uma misoginia que cada dia ronda a vida da sociedade.
Um fato mais que curioso e verdadeiramente revelador de que as mulheres Amazonenses voltam às ruas corajosamente para exigir respeito e proteção.
"Lute como uma menina"
____________
*Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas UFAM.


Belíssimo comentario amigo as mulheres amazonense tem muita garra fazendo valer sua cultura primitiva "as Amazonas" valeu mano...
ResponderExcluirA consciência e cidadania não se torna completa sem a igualdade dos gêneros. Que as Amazonas nunca percam sua altivez! Seja sempre bem-vindo!
Excluir