![]() |
| FOTO: M. BECHMAN. AUTOR: CUCUNACA, 2020. |
Por: Mauro Bechman*
Na caminhada da vida, há muitas memórias que construímos, algumas boas e outras ruins, e ainda as que ficam esquecidas no nosso inconsciente.
Á certa altura, pessoas e eventos do passado emergem em nossas vidas. Curiosamente, nossa inteligência deve nos orientar a discernir com qual fração de Tempo estamos dialogando.
Há pessoas que nos reencontram após anos e elas ainda nos vêem como se estivéssemos "naquele tempo" como se o tempo não houvesse passado e nos mudado. A estas pessoas nosso respeito e amor, especialmente quando fazemos partes inseparáveis de suas memórias afetivas.
Mas, também é necessário que carinhosamente saibamos apresentar a estas pessoas o Tempo Presente, ou seja, para que elas também saibam em que nos transformamos ao longo dos dias até o presente.
É muito melhor que elas percebam que a dinâmica da vida não mudou em você o que tem mais de precioso, o seu coração para que você não cause a impressão de que tornou-se algo desagradável para estas pessoas que muitas vezes preservaram em si, uma fiel admiração por você.
Não creio que o passado seja melhor que o presente e nem que o presente seja melhor que o passado. Creio sim que vivemos o agora e devemos fazer este tempo valer a pena, com os medos e esperanças de qualquer tempo.
Também não esqueça que havendo a possibilidade de reencontrar pessoas que em algum momento foram mal interpeladas por você ou ainda, o ambiente criado no contato foi o de conflito, não exite em pedir desculpas sinceras e claro e num gesto de cavalherismo quem sabe um convite a um outro encontro.
Faz muito bem Acertar suas contas com o Passado, você ficará mais pleno.
Por isso, reedite.
____________________________
*Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas. UFAM (1909).

Belíssima reflexão do tempo meu irmão, conteúdos de vidas muito reais,valeu e parabéns pelo tema e pelo texto,abraço.
ResponderExcluirAgradecido e honrado com sua presença nesse espaço. Que o tempo passe, mas que possamos sempre preservar o que há de único e belo em nós! Saudações amazônicas 🌿
Excluir