EU E OS CORREIOS

 

FOTO: M. BECHMAN.
AUTOR: CUCUNACA, 2020.

Por: Mauro Bechman*

Hoje tivemos o conhecimento do processo de Privatização da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Lembrar dos Correios em minha vida é sempre associar a uma memória de esperança e alegria. Meu padrinho de Batismo, João Bosco de M. Souza, era carteiro. E, certa vez, ele me deu de presente uma Agenda belíssima, pois antes das agendas eletrônicas e dos smartphones haviam as agendas encadernadas de alto padrão. Naquela belíssima agenda, as belas fotografias de uma país chamado Suiça cujas paisagens belas ornamentavam a álbum/diário.

Mas, também era comum nos livros didáticos de Língua Portuguesa, ter ilustrações com os selos e envelopes com as margens em verde amarelo. Aliás, todos tínhamos que ser alfabetizados em saber escrever uma carta. E olha, que algumas empresas ainda fazem testes com a escrita de cartas.

No início dos anos 1990, decidi também colecionar selos, a inspiração veio de um livro em espanhol que emprestei na faculdade naquele tempo estudante na Universidade do Amazonas. A pequena obra tratava de hobies sadios. Então, passei a me corresponder com os correios em Brasília, claro via correspondência escrita.

E, os Correios mandavam a encomenda dos selos para a agência da Praça do Congresso no centro histórico de Manaus. Nossa! a minha alegria em retirar a encomenda com os selos...em uma embalagem dos correios. Que alegria! E com o passar dos anos, e os descaminhos, paralisei a coleção mal iniciada. 

Em 2012, voltei a atenção aos selos, voltei a comprar e cheguei até comprar uma lupa, e em 2014 um álbum para reunir todos os selos e alguns editais. Dos selos que tenho na coleção iniciante, tenho ainda o Bicentenário de Tiradentes, As subsedes da Copa do Mundo da FIFA 2014, o Pré-sal, O Campeonato Mundial de Automobilismo de Nelson Piquet, A visita do Papa Francisco ao Brasil, O primeiro astronauta brasileiro na Soyuz e até Dinossaurus dentre outros. 

Depois deste tempo, em 2019 quando passei no concurso para professor de Geografia da Secretaria de Educação do Amazonas, recebi a carta pelos correios pedindo minha apresentação, então, imaginem a minha alegria. A última vez, foi no final de 2020 quando em plena Pandemia do Sars Cov-2, andando pelas ruas do centro histórico decidi pedir uma situação sobre as pendências financeiras na agência da Praça do Congresso e para minha felicidade, não havia pendências em meu nome, graças a Deus. E, aproveitando adquiri outros selos.

Hoje recebi a notícia da votação para a Privatização dos Correios via uma empresa estrangeira de telemensagens. Vi parlamentares do Amazonas votando a favor da Privatização, alguns destes que usaram e abusaram das "malas diretas" para se elegerem sabendo que na maior parte do Amazonas, o Correio  Brasileiro é ainda a empresa mais aguardada e que muitos amazonenses do interior contam somente com este serviço.

Triste posição do empresariado brasileiro que se mostra incompetente para participar da Livre Concorrência do Mercado (que tanto defende!?) preferindo destruir mais uma empresa nacional para poder se locupletar de seu filão de mercado. Isso não é competência empresarial, mas esperteza e oportunismo, além de um discreto ataque à soberania do Brasil nas comunicações.

Aos trabalhadores dos Correios, minha solidariedade classista.


Eu e os correios....







______________

*Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal Centenária do Amazonas UFAM (1909).


5 comentários:

  1. Fico agradecido pela lembrança e homenagem a empresa de Correios, que hoje está sendo atacada, entregue aí capital privado, empresa esta que presta um serviço a sociedade, muitas pessoas, principalmente do interior poderão perder esse serviço.

    ResponderExcluir
  2. Você é um belos e valiosos capitais dessa empresa tão importante para a vida dos brasileiros. Nunca deixe que te roubem a esperança de dias melhores. Viva os trabalhadores dos correios!

    ResponderExcluir
  3. Você é um belos e valiosos capitais dessa empresa tão importante para a vida dos brasileiros. Nunca deixe que te roubem a esperança de dias melhores. Viva os trabalhadores dos correios!

    ResponderExcluir
  4. Belas recordações,amei!!
    Tristeza, mais um bem privatizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço a leitura e a sua presença. Sim, aos poucos a vida pública vai se tornando privada, enquanto nossas comunicações vão deixando de serem somente nossas para serem de empresas privadas. Saudações amazônicas!

      Excluir