![]() |
| FOTO: DIA DO PROFESSOR. AUTOR: CUCUNACA, 2021. |
Por: Prof. Mauro Bechman*
Nesta manhã de sexta-feira 15/10 das 08h30 às 11h na Praça Heliodoro Balbi no Centro Histórico de Manaus, professores e sindicalistas marcaram a data do Dia dos Professores e professoras com um Ato Público. A convocatória foi da Associação dos Professores e Pedagogos do Amazonas ASPROM/SINDICAL.
O teor das manifestações docentes foram das demandas salariais com o desrespeito às datas-bases de reajustes que atualizem a inflação desde 2019 até o destino do Fundo da Educação Básica (FUNDEB) que segundo os professores está sendo tratado como uma forma de "ludibriar" os trabalhadores pois não são incorporados aos salários, prejudicando a aposentadoria da categoria.
Entre os professores oradores não foram esquecidos e excesso de simulados nas escolas que findam por atrapalhar o trabalho docente e falta de Estrutura nas escolas em que muitas não tem quadras cobertas e laboratórios didáticos.
No Ato Público, professores músicos e artistas, apresentaram um "cavalo de Tróia" que simboliza os possíveis benefícios de décimo terceiro e quarto salários prometidos a categoria pelos governos estadual e municipal.
O Ato foi encerrado, segundo professores e sindicalistas, com êxito pois o objetivo era mostrar a categoria o que se esconde por detrás das ações políticas das secretarias de educação e da ausência de atualização e de um plano de cargos e salários que atendam as demandas docentes.
Lutadores da Educação e dos Direitos Humanos, como o premiado educador Paulo Freire e o Padre Humberto Guidotti, professor do antigo CENESC este último falecido no último dia 11/10 idealizador do Fórum pela Ética na Política, foram lembrados sob aplausos.
Dia do Professor e da Professora é dia de Luta!
.
Salve o Professor e a Professora do Brasil!!!
Vejam as imagens
___________
*Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas UFAM (1909). Professor da rede pública do Amazonas.











Nenhum comentário:
Postar um comentário