| FOTO: M. BECHMAN. AUTOR: CUCUNACA, 2021. |
Por: Mauro Bechman*
Ninguém acredita em sã consciência que poderá viver eternamente motivado. E, não venha com seus mantras coaching.
A vida é um processo. Gosto de vê-la como as estações do ano. E neste processo, há estações quentes e estações frias. Ora, a literatura sobre liderança registra que normalmente quase sempre é muito difícil motivar uma equipe de jovens senhores ou jovens senhoras. Isto é fato.
Há muitas razões para isso, desde os vícios apreendidos na trajetória profissional e de vida a perda de entusiasmo com as chamadas "novidades".
Quando o Entusiasmo falta, a inteligência deve prevalecer. Daí a importância do planejamento das ações com um ajustado e coerente cronograma, com metas e objetivos além do bem que o seu cumprimento trará a quem vai executá-lo.
O Planejamento, sempre auxilia na superação de vícios como a procastinaçao, o desfoque, a ansiedade, a negociação perniciosa consigo mêsmo e outros males que contribuem para a nossa perda de qualidade de vida e o nosso sucesso, seja no campo profissional ou pessoal.
Um exercício importante é nos livrarmos das ilusões e das fantasias. Uma torcida não pode ficar eternamente a mercê da sorte de ver o time entrar em quadra ou campo e sair de todas as disputas vitorioso. Não!
Isso muitas vezes vira uma crença, uma crença arriscada no acaso. A vida é muito valiosa para deixar ao acaso
Por isso, quando faltar o Entusiasmo...planeje.
Abraço fraterno.
_____________
*Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas UFAM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário