50 MAIS 45: "PERDOAR, PEDIR PERDÃO, SE PERDOAR E SEGUIR EM FRENTE"

FOTO: M. BECHMAN.
 AUTOR: CUCUNACA, 2021.

Por: Mauro Bechman*

O perdão talvez seja a maior lição de amor e humanidade que Jesus deixou aos homens. 

Por isso, é a mais difícil das atitudes nas relações humanas. Também creio até ser uma das maiores provações humanas.

Não pretendo fazer destas linhas, uma homilia sobre o Perdão, mas apenas dissertar livremente e em certo sentido me enfrentar diante dos nossos mais duros juízes: nós mesmos.

Em muitas situações, somos magoados, traídos em nossos sentimentos, projetos e pensamentos. Isso nos gera um peso que mistura tristeza e rancor, numa pecha que sobrecarrega nossa vida.

A sabedoria popular ensina que o tempo apaga e tudo supera. Mas, nem sempre é assim. A pessoa ferida, dependendo de seu perfil, acaba carregando essa ofensa por muito tempo.

Talvez, o gesto formal de perdoar, não apague a ferida aberta, mas a cicatriza e faz com que ela páre de sangrar. Um destes dias ouvindo uma rádio, um sacerdote falar sobre o perdão.

Ele falava que o perdão é uma forma de vermos as ofensas do passado com menos peso, com menor tristeza e rancor.

A verdade é que quando perdoamos, nos sentimos realmente muito mais leves e aos poucos a ofensa vai se diluindo até perder completamente seu sentido de ser.

Pedir perdão pelos seus erros para com os outros também é um gesto da maior nobreza. Já pedi perdão a pessoas que causei algum sofrimento no passado e claro, ainda há outras que espero que o destino me coloque no seu caminho para pedir desculpas por leituras e interpretações errôneas a seu respeito.

Também, pedir desculpas áquelas pessoas que ignoramos na caminhada e que sempre nos serviram com grande respeito e amor. Ainda bem que são poucas no meu caso pelo que lembro. Pedir perdão faz bem.

Da mesma forma que perdoar faz bem, se perdoar de seus erros, de suas hesitações, de suas vacilações na condução de sua vida pessoal ou profissional, tem o mesmo efeito. 

Além disso, se perdoar é condição para que possamos seguir em frente sem as velhas memórias que nos freiam e limitam. Aliás, se perdoar possibilita nos livrar das correntes que impedem nossos avanços em busca da felicidade.

Por isso, meus amigos e amigas, perdoe, peça perdão, se perdoe e siga em frente.

Torço por você.


_______________________

*Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas. UFAM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário