Header Ads Widget

header ads

ESTUDO DE ACESSIBILIDADE PARA DEFICIENTES VISUAIS EM AMBIENTES ESCOLARES

FOTO: PROF.ME. IVAN VIANA.
AUTOR: CUCUNACA, 2023.

Por: Mauro Bechman* 

Nesta edição publicamos uma entrevista com o jovem pesquisador Ivan Viana dos Santos professor e mestre em Ensino da Física pela Universidade Federal do Amazonas.

O mestre desenvolve sua pesquisa sobre acessibilidade para pessoas com deficiência visual na Escola Estadual Homero de Miranda Leão com recursos financiados pela Fapeam - agência de fomento a pesquisa científica. Vamos ouvir o mestre.

Na sua pesquisa, em uma área de carente literatura científica e pesquisas ainda embrionárias, o que os motivou a realizar uma pesquisa iniciante neste cânone?

A proposta de construir um boné automatizado que se originou através  do conhecimento  por parte do professor que um aluno com deficiência visual da escola tinha algumas dificuldades de locomoção em espaços diferentes de seu convívio.  Com isso, o professor ficou instigado a desenvolver uma tecnologia com a plataforma  arduino para sanar essas dificuldades do aluno.


No desenvolvimento do projeto, alguns materiais foram necessários e alguns insuficientes, como a equipe resolveu estas questões?

Os equipamentos utilizados foram todos doados pelo professor e alunos bolsistas. Foram:

Arduino, Bateria, Chapéu, Jumpers, Buzzer e Linhas.


A formação da equipe de trabalho sempre requer uma atenção especial do orientador ou tutor de pesquisa. Como se deu o processo de seleção dos alunos para integrar a equipe?

A seleção se deu através de melhor coeficiente escolar, juntamente com familiaridade em computação. 

Pesquisas demandam esforços institucionais para a sua efetivação. Em algum momento, a equipe se sentiu pressionada a apresentar este ou aquele resultado, este ou aquele produto que talvez seja mais palatável às instituições fomentadoras ou de apoio?

Não. A pesquisa foi desenvolvida de modo que os alunos se envolveram totalmente para sua finalidade, sempre pró-ativos. 

Como foi trabalhar e orientar estes jovens adolescentes de uma escola pública de Manaus e como você observou o seu crescimento no senso de escola e de ciência?

A idealização do presente projeto não só trouxe a equipe executora conhecimento acerca de robótica e lógica de programação, como também fomentou a criação de pesquisas no âmbito social da comunidade,  com ênfase no desenvolvimento de tecnologia voltada a acessibilidade.

Como foi a interação com a Comunidade escolar e a sociedade após apresentação dos resultados e produtos da pesquisa?

Após finalizarmos o produto foi divulgado o trabalho para a população, onde foi divulgado na própria escola e também em alguns programas de TVs.

Qual o status de Registro autoral da pesquisa e dos produtos apresentados? 

Nao registrado. 

Faça suas considerações e agradecimentos a pessoas e intituições que apoiaram este projeto de pesquisa científica.

Foi possível  comprovar que o boné automatizado,  após finalizado, e testado é uma tecnologia segura, eficiente  inovadora, e foi de grande utilidade para o aluno de baixa visão,  pois cumpre com suas funções desejadas.


A redação anote agradece muitíssimo a oportunidade da entrevista ao prof. mestre Ivan e por servir de meio de divulgação científica nesta Amazônia tão carente de pesquisadores e de uma ciência vinda de sua própria capacidade científica.


Algumas informações sobre o Projeto 

___________________

Nome: Ivan Viana dos Santos

Titulação : Mestre em ensino de fisica 

Título do Projeto:A construção e testes de um protótipo de um boné automatizado para deficientes visuais 

Programa: PCE/2022

Instituições fomentadoras: Fapeam 

Pesquisadores junior: Leonir,  Gabriel, Dayenny,  Yanne  Gustavo (bolsistas) com suas séries e ano de idade 

Duração da Pesquisa: 4 meses


Abraço mestre Ivan! Parabéns pela empresa científica na Escola!

Parabéns 🎊👏👏👏👏👏,🎉🏆🥇

_____________

*Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas UFAM.

Postar um comentário

0 Comentários