Header Ads Widget

header ads

ENCERRAMENTO DA SEMANA DA PÁTRIA E DO AMAZONAS 2023

FOTO: BANDEIRAS DO AMAZONAS E DO BRASIL. AUTOR: CUCUNACA, 2023.


Por: Mauro Bechman* 

Quase sempre acompanhamos os eventos ligados a semana da pátria e do Amazonas. Há algum tempo, sentia a vontade de escrever sobre este momento institucional importante para os Amazonenses e brasileiros.

Os desfiles das escolas públicas no dia 05 de Setembro alusivos a Elevação do Amazonas á categoria de Província instalada em 1850, vem desde os fins dos anos 1990 tendo uma baixa participação popular.

E, com a diferença de poucos anos, o desfile das forças militares também acompanhou esta dinâmica. 

Em 2013 em plena campanha pelo impeachment da presidente Dilma Roussef na esteira das "jornadas de junho", houve um grande esvaziamento do desfile do dia 07 de setembro. Depois, foi caindo a presença popular. 

Algumas razões apontamos para este comportamento. Uma delas, a urbanização e a melhoria no poder aquisitivo das pessoas. 

Os desfiles militares deixaram de ser a única opção de evento a ser usufruído na semana da pátria. No caso amazonense, o feriadão sempre foi um convite a buscar os municípios próximos e seus igarapés.

Outra razão, talvez até momentânea, a perda de credibilidade das forças armadas e das forças de segurança.

No caso, das forças federais, o envolvimento em escândalos no governo anterior e no caso das forças estaduais, além os escândalos a triste classificação de Manaus como a 4ª cidade mais violenta do Brasil de acordo com o IBGE.

Neste ano, a celeuma criada pelo governo do Amazonas, sob a gestão de Wilson Lima, adiando o feriado de 5 de Setembro para o dia 08/09, gerou um desânimo em vários segmentos do povo amazonense. O que de fato concorreu para a queda no público presente no desfile da semana da pátria e do Amazonas.

Também sabemos da necessidade de mudanças nestes eventos cívico militares. É preciso que o povo seja protagonista dos festejos pois é aí que se gera a identidade regional e nacional. 

Da mesma forma, que deve haver uma reflexão profunda na partidarização das forças armadas e de segurança, pois elas vão perdendo a credibilidade quando eventuais desvios de conduta de seus membros contribuem para a corrosão de sua imagem institucional.

Bem, ano que vem tem mais. E, que não se repita os erros deste ano. Afinal, não se está apenas lidando com um pequeno grupo social, mas toda uma sociedade regional e nacional que reclamam participação e integração com o Estado nas principais datas de sua existência.

Brasil 201 anos de Independência!

Amazonas 173 anos de Elevação à categoria de Província!


Viva o Povo Brasileiro!

Viva o Povo Amazonense!

____________

*Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas UFAM.





Postar um comentário

0 Comentários