É SOBRE ERROS E RISCOS NA VIDA

FOTO: M. BECHMAN. AUTOR: CUCUNACA, 2024

Prof. Me. Mauro Bechman*

Todos erramos. Na ignorância de pessoas e projetos, no abandono de oportunidades que surgem ao longo da vida, sempre temos que fazer escolhas e algumas vezes, escolhem por nós ou deixamos o trem das chances seguir adiante sem tomar qualquer atitude.

A maior parte do que pensamos são ilusões e fantasias. Nos iludimos talvez para disfarçar os nossos fracassos como projetores de sonhos. É a profissão que escolhemos por uma imagem e não por uma identificação realista, o emprego que idealizamos quando na verdade é sofrível ou ainda a companheira ou companheiro que escolhemos para fazer uma partilha na vida e com o tempo descobrimos que não e nem sempre compartilha de nossas aspirações, afinal os pares tem suas próprias aspirações e que nem sempre são de partilha.

Fazer penitência eternamente por erros passados também nos impede de tentar acertar no presente. É uma boa sugestão também se dar um "desconto" afinal "Herrar é Umano" e a santidade é uma busca constante. Sobre nossas ilusões sobre pessoas, o importante é tomar consciência de si e compreender que os modelos são apenas moldes, também em formação, também imperfeitos. Por isso, esperar deles a perfeição dos Heróis e Heroínas da Grécia antiga é apenas uma projeção que mais se aproxima do ilusório que do nosso mundo real. Assim, são os dissabores da vida.

Ninguém está isento de erros. Mas, da mesma forma, ninguém pode deixar de correr riscos, sejam eles calculados ou inesperados. São parte da trama da vida e sem eles não há superação e progresso da humanidade e de cada um de nós...

...é sobre erros e riscos na vida.


__________________

*Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas. UFAM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário