BATISMO: FONTE DE SINODALIDADE


FOTO: BATISMO E SINODALIDADE.
AUTOR: CUCUNACA, 2025

Por: Mauro Bechman*

Neste santo domingo 20/07 das 08h às 12h a Pastoral do Batismo do Setor Padre Pedro Vignola integrante da região episcopal de Nossa Senhora Aparecida realizou seu encontro formativo com suas áreas missionárias. A comunidade de acolhida foi a de São Francisco de Assis no bairro de Novo Aleixo/Mutirão.

Na abertura do encontro, a palestra do diácono permanente Francisco Pina sobre o Batismo como fonte de Sinodalidade apresentou a partir da leitura pública do texto gerador do encontro, o que é ser batizado abordando o a natureza do Batismo como sendo fornecedor da identidade do cristão. 

Assim, pelo Batismo somos chamados a ser Sacerdote, Profeta e Rei, nesta tríade a missão que o Batizado recebe ao ser batizado. O legado a quem ganhou a honra de sermos considerados irmãos e irmãs no seguimento de Jesus Cristo. 

Num segundo momento, o trabalho por equipes. A acolhida junto a pais e padrinhos e a todo povo de Deus que busca a Igreja é uma das principais formas de exercício da Sinodalidade em comunidade. Viver de fato este contato com as comunidades, ouvindo, propondo e caminhando no seguimento de Jesus.

A pastoral da Área Missionária São Paulo Apóstolo fez-se presente neste encontro formativo com as comunidades de São João Batista, Comunidade Nossa Senhora de Fátima, Comunidade Santo Expedito, Comunidade Santa Bernadete, e Comunidade São Pio de Pieltrecina. 

O encontro foi encerrado com a benção comunitária preferida pelo diácono Francisco Pina a todos os agentes pastorais presentes e extensivamente às suas famílias.

Vejam as imagens 














_______

*Agente da Pastoral do Batismo da Comunidade São João Batista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário