Header Ads Widget

header ads

MAURO BECHMAN: PRESTAÇÃO DE CONTAS

FOTO: ÍCONES E LIVROS DE GEOGRAFIA. AUTOR: CUCUNACA, 2014.
Nesta postagem, buscarei mostrar a todos os meus leitores o quanto pudemos realizar ao longo de cinco anos á frente das Coordenações de Ensino dos Cursos de Geografia e Tecnologia em Petróleo e Gás no Uninorte.

A CONQUISTA DO ESPAÇO DO GEÓGRAFO E DO TECNÓLOGO

Em 2004 ingressei no Curso de Geografia do Centro Universitário do Norte - Uninorte como professor de Geografia Urbana e Geografia da Amazônia. Contribuimos ministrando aulas também para o curso de Turismo. Como jovem professor de ensino superior, busquei empreender a Geografia de forma dinâmica e apaixonante.

Em 2005 fui convidado pela reitoria a assumir a Coordenação de Ensino de Geografia e passei por momentos e experiências diversas em ter que coordenar o curso para qual formei. Num período de vinte dias úteis receberíamos a comissão do MEC para reconhecimento do curso e era preciso colocar a casa em condições. Não fosse apenas isto, a ética e a minha história pessoal, permitiu um equilibrio que pudesse preservar a imagem do profissional egresso, a imagem da instituição e a preservação do quadro docente e do curso. UFA! Para a empreita de recebermos a comissão avaliadora do MEC, montamos um grupo de trabalho, que cuidadosamente empreendeu a organização dos documentos, num espetáculo de comprometimento com o curso e com a instituição. Tomavamos café juntos, almoçavamos juntos, nos desentendíamos, nos aconselhávamos e sobretudo, trabalhávamos juntos. A esta equipe de notáveis, destaco a participação indelével da equipe composta pelos professores Mauro do Nascimento, João Leonardo Batista Cabral, Neliane de Sousa Alves, Elias Vicente da Cruz Santos Júnior e claro, o empenho da auxiliar de secretariado Paula Frassinete, além dos demais professores do corpo docente. Nosso conceito foi MB global e fechamos 2005 com toda a comunidade do curso em euforia pela conquista de todos.

Na pós graduação em Gestão dos Recursos Naturais e Meio Ambiente, conseguimos sob minha coordenação formar seis turmas grandes e orientar uma série de trabalhos de conclusão de curso, sendo um dos cursos com maior procura, onde formei grandes amigos e conheci grandes colegas.

Em 2006 passamos por mudanças impostas pela mudança de filosofia da empresa e mesmo assim, conseguimos administrar o curso e gerar produtos como o GGATU Grupo Geográfico de Teatro Universitário, que tinha a missão de desenvolver a consciência geográfica e ambiental, formada pelos alunos do curso para apresentações nas escolas públicas e privadas da cidade.O curso ainda continuava redondo, com uma equipe de professores e alunos motivados. Publicamos um livro com as licenciaturas sobre os Trabalhos de Conclusão do Curso dos alunos finalistas de Geografia. E, Mesmo com as mudanças da matriz curricular, conseguimos manter a avaliação positiva do curso. Neste mesmo ano, iniciei a Semana do Geógrafo para divulgarmos o curso para além dos muros do centro universitário, conseguindo uma homenagem na Assembléia Legislativa do Amazonas - ALEAM numa sessão solene em homenagem ao dia 29 de Maio - Dia Nacional do Geógrafo. Por indicação e iniciativa do geógrafo João Paulo Vieira de Oliveira e minha, enchemos as galerias da assembléia para presenciarmos a homenagem belíssima dada aos geógrafos, pelos seus serviços prestados á sociedade, sendo laureadas colegas como a geógrafa Maria Amélia de Alcântara Freire e os geógrafos Ricardo Batista Nogueira, José Aldemir de Oliveira e Paulo Custódio - fundador do curso de Geografia do Uninorte. Ainda em 2006, iniciamos na oportunidade a I Mostra de Trabalhos Científicos do Curso de Geografia, orientados pelo Prof. MSc Elias Vicente da Cruz Santos Júnior - trabalho pioneiro que gerou uma multiplicação de eventos similares no Uninorte. No apoio á coordenação de ensino, não poderia deixar de destacar o trabalho comprometido do historiador Aureliano Marques que era o gestor de qualidade de ensino.

Em 2007, para divulgar o curso além das licenciaturas, busquei apresentar o curso em outras unidades, buscando parcerias. E, numa destas empreitas, criei o Projeto Atitude Ambiental, o qual fora apresentado aos coordenadores e diretores do Uninorte e com a parceria da empresa júnior que encaminhou a implementação do projeto - foi a contribuição da Geografia e minha para a instituição. Isso mesmo, nós demos á instituição uma identidade ambiental.

No ano de 2008, nova mudança na matriz curricular, com a inserção de oito disciplina pedagógicas e eu tive que assumir vinte horas de sala de aula, estágio supervionado, orientação de TCC (trabalho de conclusão de curso) e ainda atender á coordenação. UFA! Ao final deste mesmo ano, fui homenageado com um placa pela turma concluínte em 2008. Uma surpresa maravilhosa!

Em 2009, fui incubido de implantar o curso de Tecnologia em Petróleo e Gás. Como um dos coordenadores melhores avaliados na instituição e um curso muito bem posicionado junto ao MEC, e na área afim. Visto que, Geografia tem na sua formação, disciplinas, como as Geotecnologias, o Sensoriamento Remoto, a Geologia Geral, a Geomorfologia e etc. Aceitei o desafio! Mais UM para variar! Neste mesmo ano, tive que assumir duas coordenações de ensino, a de Geografia e a de Tecnologia em Petróleo e Gás e aí amigos, começou uma nova epopéia! Resguardei a Geografia pois ela seria subordinada ao curso de História (Nada contra meus grandes e fiéis amigos da História) então fiz questão da Geografia ficar comigo.

2009 - Implantar o curso de Tecnologia em Petróleo e Gás, sem sala de coordenação, sem telefone, sem infra-estrutura plenamente implantada. Aí amigos, pela vontade Deus e nosso trabalho implantamos na Unidade 12 na rua Leonardo Malcher 1140 Centro, o curso. Cinco turmas iniciaram as aulas. Entrava pela manhã e só saía á noite da IES. Atendia a todas as turmas uma a uma e ao mesmo tempo buscava formar um corpo docente qualificado e isso foi DIFÍCIL pela pouca disponibilidade de profissionais no mercado amazonense. Mesmo no primeiro ano de implantação do curso procurei formar junto aos professores e alunos uma consciência de que os tecnólogos são para resolver problemas e não para criá-los. Também por exercício de pura ousadia inventei a I SETPEG (Semana de Tecnologia em Petróleo e Gás)e buscamos divulgar o curso junto á instituição para também servir de uma prestação de contas e fizemos bonito.

Trouxemos, o presidente nacional da Associação Nacional de Tecnólogos - ANT George Coracy e demos medalhas em agradecimento á aqueles que dentro da instituição ajudaram e apoiaram a implantação do curso, como o Prof.Dr. Tristão Cavalcante e a Profa. Tattiana Gouvêa, além de dar uma placa ao representante da Petrobrás pela presença na Aula Inaugural do curso. Em 2009 nesta temperatura, perdi minha amada mãe...

Em 2010, após muita polêmica, os cursos por mim coordenados foram transferidos para a Unidade 09. Conduzi cerca de 500 alunos em dois cursos numa transição de unidades, da 12 para a 6 e finalmente para a 9, SEM NENHUM RUÍDO! Fantástico!

Em 2010, consolidamos o curso de Tecnologia em Petróleo e Gás e concluímos os Laboratórios multidisciplinares de Geoprocessamento com softwares moderníssimos e o de Geociências, além da aquisição de capacetes e viseiras para a realização de visitas técnicas. Formamos o NDE (Núcleo Docente Estruturante) UFA! Saibam o quanto é dificil formatar uma equipe. Na Geografia, a comissão de renovação de reconhecimento do Curso veio em Outubro. Aí amigos, nossos professores, alunos e egressos foram 10!
Mais uma vez o curso de Geografia fora bem avaliado. BELEZA!

Em 2011, o Curso de Geografia foi desvinculado do curso de Tecnologia em Petróleo e Gás. Deixo a coordenação de ensino dos dois cursos, com um legado de respeito, nobreza e senso de missão cumprida e vitória. Tinhamos 9 professores, agora 28. Cerca de 300 alunos, agora cerca de 800, o curso de Tecnologia em Petróleo e Gás assentado num espaço físico digno de sua importância, um acervo bibliográfico de primeira ordem. Dois laboratórios multidiscplinares de excelência. A Geografia com conceito digno junto ao MEC e Tecnologia em Petróleo e Gás como sétimo melhor curso do Uninorte. Sem cônchavos, apadrinhamentos ou quaisquer tipos de acordos sórdidos construi o meu caminho, com trabalho, dedicação e amor na profissão que abracei e nos projetos que empreendi. Todos eles foram vitoriosos... exatamente todos!

Toda esta trajetória não seria possível se o Uninorte não dispusesse de profissionais do mais alto quilate assentados na sua Assessoria de Imprensa . A todos os funcionários da Assessoria nas magnificas pessoas das jornalistas e publicitárias como a Wilsa, a Aline, Larissa e Tereza Cidade, e a todos e todas, agradeço o empenho e atenção dispensada. Recebam deste Geógrafo um abraço carinhoso!

Estou feliz por ter tido a oportunidade de participar destas histórias e deixar que a história continue, a partir deste legado... que só os nobres podem ofertar á posteridade... que só os homens de boa vontade podem construir como prova indelével de amor à espécie humana!

Saudações Amazônicas e Amazonenses!

Mauro Jeusy Vieira Bechman
Geógrafo, MSc.

Postar um comentário

7 Comentários

  1. Olá!
    MESTRE, Mauro Bechman sinto contudo que acabo de lê, não sei se uma tristeza com indginação, ou uma paz e alegria em vê o quanto a nossa ciência GEOGRÁFICA, é linda e gloriosa. Penso também sempre velo com devido mérito, esforço e dedicação para a mesma acontecer, pois o que percebi pessoas honrradas e comprometidas com a GEOGRAFIA são dificeis, o desleixo é total. O que aqui faço é mais uma força a lhe oferecer e agradecer de tudo que aprendi com você lá no meu ensino fundamental da 5 série, que me faz um bem até os dias de hoje.
    Você que me dá força pra continuar em todos os momentos desde ser apaixonada pela nossa ciência até quando deixei de ser noiva, palavras sabias (Viva intensamente o velorio, funeral...) e graças deu certo!

    Saudações Geográficas, de sua pupila Cassandra Silva Santana.

    ResponderExcluir
  2. Mestre Mauro Bechman,
    Ainda não terminou sua jornada, creio que está apenas começando, outros cursos de Geografia virão para serem valiados e eis que estará lá o Mestre para incentivar os alunos a valorizar a Geografia. Tenho orgulho de ter sido sua aluna, aprendi a admirá-lo. Obrigada
    Vandete Sousa

    ResponderExcluir
  3. Companheiro essa jornada que comecou em 2005 poucos dias antes da formatura da primeira turma de Geografia e prestes a recebermos o MEC terminou de forma gloriosa. Agora chegou a hora de recuperar as baterias para empreender novas batalhas.

    Publique seus livros, ministre suas aulas, crie novos projetos.

    A travessia da Geografia e Petroleo & Gas foi feita, voce ja cumpriu com a missao de chefiar aquele exercito, chegou a hora de empreender novas batalhas...

    Vamos a luta!

    Saudacoes Geologicas

    ResponderExcluir
  4. Boa sorte nas suas novas empreitadas. Mesmo sendo Geógrafo, sinto-me "perdido" nessa despedida inesperada. Sinto também um "vazio geográfico" dentro dessa instituição uninorte, ou seja, um vazio ainda maior com a tua saída e,onde certamente deveremos enfrentar um "esquecimento" ainda maior dessa instituição que geograficamente nunca deu o valor realmente necessário ao Curso de Geografia. O que era uma dúvida, agora vira certeza. Mas não vai ser esse "abandono" camuflado que vai me desviar dos meus objetivos. Todos nós somos Geógrafos, mas nós somos amantes dessa ciência que ainda não conquistou seu devido espaço. Saudações Geográficas Mestre Mauro.

    ResponderExcluir
  5. >>Caro Mauro,

    >>Sua batalha terminou, não a guerra. Sou admirador seu - e você sabe disso, por sua liderança, sua vontade de vencer, de encontrar sempre um sentido para as idiossincrasias da vida. Sempre com humildade, fé e coragem você conseguiu nos mostrar seu projeto para um mundo novo, uma sociedade nova, onde homens e mulheres sejam melhores entre si e com a natureza. Tenha em seus amigos sempre o ombro amigo para novos projetos e batalhas. Faço torcida pelo seu futuro doutorado em Geografia ou área afim. Tudo de bom. João Cavalcante.

    ResponderExcluir
  6. Professor muitas são as palavras e poucas são as que se adequam para descrever sua competência diante na coordenação do curso de Geografia e não tenho dúvida nenhuma que seu espírito é dever cumprido parabens pelas conquistas e obrigado !!!
    ass: Dheyson Jones G. de Lemos Licenciado em Geografia pelo Centro Universitário do Norte-UNINORTE, Bacharelando em Geografia pela Unversisade Federal do Amazonas-UFAM,e Professor da rede Muncipal de Ensino SEMED.tenho esse curriculum pelo meu esforço, mas tambem por que convivi com profissional de sua competência....

    ResponderExcluir