| FOTO: ALA DE ESCOLA DE SAMBA DE MANAUS. AUTOR: CUCUNACA, 2016. |
Chegamos ao fim de mais um belo espetáculo das Escolas de Samba de Manaus na edição de 2016. Sobre isso, nos importa frisar algumas observações sobre a organização da festa momesca em Manaus. É um olhar particular, crítico no sentido de contribuir para a reflexão e crescimento da cultura popular.
ORGANIZAÇÃO DOS DESFILES DOS GRUPOS CARNAVALESCOS
Papel da CEESMA (Comissão Executiva das Escolas de Samba de Manaus), excelente pois divulgou com antecedência através dos CD's os sambas de enredo das escolas, embora seja, a nosso ver necessário a inclusão ou gravação de outro CD para as Escolas dos Grupos de Acesso. A memória musical das escolas é fundamental e também rentável quando executada com planejamento. A diretoria da comissão nas entrevistas também fora muito profissional em responder as perguntas mais ingênuas e as mais capciosas. Precisamos de gente que de fato conhece a História e Vive as escolas de Manaus. Parabéns pelo samba coletivo presente no CD, está ótimo. Para o futuro, criar um centro de imagens das Escolas e o Museu da Folia.
Papel do Estado e da Prefeitura - Pífio. Não dá só para receber aplausos por simplesmente dotar o evento de infra-estrutura e serviços de atendimento que já há em outros eventos, afinal de contas, os gestores não foram eleitos para estimular e preservar a Cultura Popular?
Papel dos Comerciantes no sambódromo - Preços FORA do sistema solar! Depois culpam fatores imaginários como crise, logística, que os estoques não "rodam"...Sendo necessário uma sensibilidade para a formação do preço das mercadorias. Afinal quem trabalha no comércio sabe que se enriquece não vendendo a preços exorbitantes os seus produtos, mas sim fazendo seu estoque ter rotatividade. Muito caro se alimentar no sambódromo.
Instalações do Desfile - Não houve sequer a pintura da pista. Colocar faixas e banners já não disfarça o estado de depreciação deste palco popular que merece um cuidado contínuo para lhe prorrogar a vida útil.
Jurados - Defendo a volta ao que é correto! Usar as cabines dos jurados individualizadas para maior rigor e seriedade no julgamento dos quesitos.
Presidentes das Agremiações - Devem PARAR de ficar divulgando o nome de políticos antes do desfile. A comunidade se sacrifica para por a escola na Avenida do Samba e vem um presidente com intenções pessoais dar o mérito a quem pouco fez para defender o samba amazonense, dos ataques conservadores, que desejam a extinção desta festa popular e além do mais...isso é herança do regime militar (coisas do século passado!).
Carnavalescos - Inovem, Criem - vocês podem tudo! Com dinheiro ou sem dinheiro. Pesquisem materiais e saiam do "lugar comum". Não basta reproduzir o que os outros fazem! Inovem vocês, sejam protagonistas, alquimistas, inventores da alegria e da beleza.
Transmissão Televisiva - Precisa avançar, usar o ensaio técnico para testar equipamentos, simular situações, sentir o som da avenida, distribuir melhor os microfones de áudio para filtro e melhor sonorização para os telespectadores. As imagens vão para o mundo. Preparem melhor suas repórteres. Eventos assim, precisa-se estudar História, conversar com quem é do ramo, treinar...pois não se trata apenas de técnica. Seu papel deve ser sempre o de "Transmitir Emoção". Para isso, o SOM é essencial e junto a Imagem...a emoção será sentida por quem estiver assistindo. Sejam obstinados pela qualidade!
Transmissão Radiofônica - As rádios que cobrem o Desfile das Escolas de Samba, o fazem com bom profissionalismo tecnicamente, mas no que diz respeito aos comentários, nota-se que é necessário adequar uma linguagem um pouco mais técnica. Não dá para ofuscar e ou depreciar gratuitamente uma agremiação somente por que uma tem uma identidade com o radialista. Ás vezes chega a ser deslealdade com quem constrói o carnaval de Manaus e deselegante quando se transmite o desfile e em vez de descrever os itens finda-se por emitir uma opinião seca: "Eu não gostei!" Em qualquer trabalho não se pode ficar "administrando humores". Em algumas rádios deveria se ter escrito nas cabines: "Nunca esqueça, a função do rádio é fazer Ver pelos Ouvidos".
É isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário