Foto: Manifestação pela Educação. Autor: Cucunaca, 2019. |
Na tarde, por volta das 17h na Praça do Congresso - Centro Histórico de Manaus, ocorreu a manifestação pública de protesto de estudantes e professores devido o anúncio de cortes orçamentários para as universidades públicas e também para os demais seguimentos do setor.
Convocados pelas principais centrais sindicais e associações de classe docentes, a adesão em nossas estatísticas, chegaram a cerca de 20 mil manifestantes que cedo já haviam realizado uma paralisação no Campus Universitário da Centenária Universidade Federal do Amazonas, reunindo outra multidão de acadêmicos e funcionários da universidade.
Os oradores e oradoras revezavam as falas entre as palavras de ordem com refrões fortes e uníssonos. A solidariedade da manifestação contou movimento paredista dos professores da rede pública do Estado do Amazonas, que há um mês em greve deflagrada, reinvidica o cumprimento do acordo por parte do governo do Estado que prevê o pagamentod 15% de aumento salarial e toda uma pauta que visa a melhoria das condições de trabalho e segurança nas escolas do Amazonas.
O movimento fez parte de uma ação integrada ao restante do país que mobilizou cerca de dois milhões de pessoas nas principais capitais.
Por hora, segue o impasse entre os sindicatos Sinteam e Asprom que rejeitam a proposta do governo estadual de reajustar o salário apenas em 4%. A categoria dos professores segue fortalecida e prevê outras ações de greve.
0 Comentários