FOTO: CHEGADA DA FRENTE FRIA. AUTOR: CUCUNACA, 2020. |
Por: Mauro Jeusy Vieira Bechman*
Uma massa de ar fria vinda da Antártida atravessa este magnífico país-continente chegando ao sul e sudeste do Brasil com geada e neve em alguns municípios. No dia 21/08 se anuncia a frente fria sobre o céu do quente e caloroso Amazonas.
No céu da zona norte de Manaus, após uma tarde escaldante de sexta-feira com seus 40º C e a sensação térmica de 43º C, por volta das 19h ao cair a noite, nuvens brancas começam a encobrir o céu límpido fazendo as estrelas e a lua esmaecerem. As nuvens num bailado inquieto até certo ponto parecem "lutar" contra o ar quente atmosférico e como resultado, um vento frio sopra sobre a superfície. No pequeno espaço que chamo de quintal, as roupas no varal balançam incessantemente enquanto o cachorro caramelo, batizado "Sansão" observa assustado o movimento do vento e das nuvens que clareiam a noite.
No banker das memórias infantis, é inevitável a lembrança de outros momentos assemelhados. Nessa memória, não recordo o ano, mas lembro ainda por volta dos anos 1970 do século passado, todos os oito filhos juntos com meu pai e minha mãe na humilde casa de madeira. Encolhidos e agasalhados dentro da pequena casa na Vila Hei de Vencer no bairro da Praça 14 de Janeiro, a sensação do vento frio e o aconchego da mãe e do pai dentro de casa nos afiançava a segurança da família, todos de meias nos pés, as crianças com lenços no pescoço e, lençóis que carregava-se quase que pela casa toda, a sopa de carne no jantar e o copo de leite quente para as crianças que nos ajudava a "relaxar" e dormir melhor.
Noutros momentos, a chamada "Friagem" também chegava a Manaus com maior ou menor intensidade geralmente nos últimos dias do mês de Junho também provocando a queda na temperatura. Nesse período também observa-se o certo "esvaziamento das ruas". O mais interessante é que a friagem gera uma espécie de "medo" nos manauaras pois na prática, as temperaturas são em média em torno de 20º C a 25º C, ou seja, para uma cidade como Manaus com temperaturas em torno de 40º C nos horários de maior pico do dia, as temperaturas médias aferidas no período em Manaus seriam na verdade, temperaturas características de países quentes e tropicais como o Brasil e não um motivo de tanta apreensão.
Mas, são algumas das impressões que estes fenômenos climáticos causam no comportamento e no imaginário dos manauaras e amazonenses, ofertando a esta região quente e úmida um pouco das sensações térmicas dos outros lugares do Brasil. Neste ano zero, esta frente fria chegou exatamente num dos meses mais quentes do Amazonas, neste quente e agitado agosto.
Saudações socioambientais e amazônicas!
_________
* Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas. UFAM.
0 Comentários