![]() |
| FOTO: BANDEIRA DO AMAZONAS. AUTOR: CUCUNACA, 2019. |
Por: Mauro Bechman*
No dia 05 de Setembro de 1850, há exatos 171 anos o Amazonas passava a ser protagonista na Geografia e na História do Brasil. O decreto imperial de n. 152 assinado por D. Pedro II elevou capitania do Rio Negro á Província do Amazonas, tendo sua autonomia político-administrativa em relação á Província do Grão-Pará, graças ao empenho de muitos atores e que coube a João Batista de Figueiredo Tenreiro Aranha liderar o processo de nascimento da mais nova província do império.
Não há como deixar a História silenciar as lutas autonomistas do povo do Amazonas e de parte de suas elites. A Revolta das Lages em 1832 já anunciava um novo tempo para a Amazônia. Também o papel das instituições fora relevante no processo de emancipação política, como a Associação Comercial, a Igreja Católica e a Maçonaria.
![]() |
| FOTO/EDITADA: PRÉDIO DA INSTALAÇÃO DA PROVÍNCIA DO AMAZONAS EM 1852. AUTOR: JORNAL A GAZETA, 1950. ACERVO: @manausdeantigamente 2021. |
Infelizmente, o prédio em que a Província do Amazonas foi instalada, foi demolido em 1960. O prédio estava situado entre as ruas Henrique Antony e Frei José dos Inocentes no Centro Histórico de Manaus, conforme informações de pesquisadores e registros de jornais.
Nascido nesta unidade da federação, o povo amazonense vem suportando e superando muitos momentos de esquecimento e crises, da queda da economia da borracha, a abertura da economia brasileira ás importações e atualmente a grave crise sanitária que afetou o mundo e este magnífico espaço, ceifando a vida de mais de 10 mil amazonenses.
![]() |
| FOTO: TEATRO AMAZONAS, 2018. AUTOR: CUCUNACA, 2018. |
Pelos olhos dos itaquatiarenses, irandubenses, tefeenses, novalindenses, parintinenses, barcelenses, manauaras, manacapurenses e todos os demais parentes e conterrâneos, a eterna e mística presença de Naruna e Jurupari, de Ajuricaba, das Ikamiabas, Dieroá, Comprido, Maruaga e Gabriel Gentil. Almas que nenhuma força colonizadora foi capaz de domar.
"Entre a rebeldia e a liberdade, escolhemos as duas".
Salve 5 de Setembro, dia do Amazonas e dos Amazonenses!
_________________
*Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia. UFAM. Graduado em Geografia e docente pela Secretaria de Educação do Amazonas. SEDUC/AM.



Nenhum comentário:
Postar um comentário