50 MAIS 39: "NÃO PERCA AS OPORTUNIDADES, SEJA PONTUAL".

 

FOTO: M. BECHMAN.
AUTOR: CUCUNACA, 2021.

Por: MAURO BECHMAN*

A pontualidade nos compromissos de uma agenda, especialmente a do brasileiro, é um assunto sério.

São maus hábitos, que viram costumes e que acabam virando uma espécie de má cultura. E assim, vão as nossas relações em que a impontualidade beira a negligência.

Isto encontra um certo limite quando, a impontualidade nos pune, ou será, que somos nós que nos autopunimos?. Bem, a verdade é que muito nos autossabotamos por causa desta falta de educação.

Em duas situações, senti isso na pele. A primeira, nos primeiros anos da década de 1990 do século passado. Era um concurso público para técnico em nível médio para a Universidade do Amazonas.

Neste primeiro causo, havia dormido demais e ao chegar ao local da prova no colégio Instituto de Educação do Amazonas IEA, os portões já estavam fechados. Foi mesmo frustante.

A segunda vez, foi num concurso para professor no departamento de Geografia creio em em 2008. Consegui chegar após o sorteio dos temas das aulas. Nossa! Foi muito ruim a sensação. 

Ainda por cima, encontrei no corredor um dos ex professores, que parou na minha frente e não relevou, zangado me disse: "Pô Mauro! A esta hora? Agora você aparece. O sorteio dos temas já aconteceu. Acabou Mauro! Agora acabou!" E, balançando a cabeça negativamente passou por mim enquanto eu ficava sem chão. 

Naquele dia, fui para casa completamente destruído. Me senti muito mal, não correspondendo a confiança que meus mestre depositaram em mim. 

São dois exemplos de reais, de que quando não nos levamos a sério e da forma incorreta de pensar e agir em nossas carreiras.

Houveram outros momentos mais assertivos na carreira, em se tratando de pontualidade. Mas, a lição que ficou é que não podemos ser negligentes quando tratamos de nosso futuro e de nossa carreira profissional.

Por isso, chegue cedo.


______________

*Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas UFAM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário