Header Ads Widget

header ads

ESCOLAS DE SAMBA DE MANAUS: DESFILE DO GRUPO ESPECIAL 2023

FOTO: DESFILE DAS ESCOLAS DE SAMBA. GRUPO ESPECIAL. MANAUS.
AUTOR: CUCUNACA, 2023.

Por: Mauro Bechman*

Neste sábado 18/02 das 17h às 4h tivemos o Desfile das Escolas de Samba de Manaus no Grupo Especial.

Com uma noite chuvosa, o público que compareceu ao maior Sambódromo do Brasil, foi reduzido e gradualmente foi adensando a medida que desfilava uma das escolas da noite.

A noite foi realmente uma surpresa agradabilíssima, pois cada Escola foi uma atração à parte. Nosso destaque para as chamadas pequenas, que se mantém apenas com recursos de suas comunidades e também são novas oi com pouco tempo de existência.

A Gres Vila da Barra da Compensa desfilou com grande categoria, sendo sua comissão de frente bastante reverenciada pelo público presente além do atualíssimo enredo que trata da Lenda de Ratanabá, uma civilização que teria habitado o Amazonas em tempos pretéritos.

FOTO: MESTRE SALA E PORTA BANDEIRA. GRES. VILA DA BARRA, 2023.

Na Gres Primos da Ilha, a bateria Moleque atrevido deu a melodia com a energia e a qualidade do bairro de São Francisco em no meio da chuva não deixou o samba flopar. Organização, fantasia e muito samba no gogó e no chão já anunciavam que a disputa não será fácil.

FOTO: GRESC ANDANÇAS DE CIGANOS.ABRE ALAS. 2023.
 

A Gresc Andanças de Ciganos do bairro da Cachoeirinha veio com a sede por um título com um enredo enaltecendo a cultura popular do Brasil.

FOTO: GRES. REINO UNIDO DA LIBERDADE. AUTOR: CUCUNACA, 2023.

Reino Unido da Liberdade do bairro Morro da Liberdade trouxe uma homenagem ao artista e cantor Zezinho Corrêa falecido em 2021 na segunda onda da Pandemia do vírus Sara Cov-2 no Amazonas.

FOTO: GRES. MOCIDADE INDEPENDENTE DE APARECIDA. AUTOR: CUCUNACA, 2023.

A mocidade independente de Aparecida desfilou às 01h40 deste domingo trazendo um enredo sobre a criação do Mundo. A Gres A Grande Família do bairro de São José, trouxe à passarela do samba, o enredo sobre o município Eirunepé no Amazonas.

A Unidos do Alvorada foi a penúltima escola a desfilar, já no domingo com uma homenagem ao fundador do Grupo de Saúde Privada Samel.

E, encerando o desfile das Escolas do grupo Especial em 2023, tivemos a Gres Vitória Régia, do bairro da Praça 14  de Janeiro que trouxe uma preocupação com a acessibilidade das pessoas com deficiência (PCD). Com suas cores icônicas em verde e rosa animou sua fiel torcida presente no centro de convenções.

Pela beleza, organização e entusiasmo, este desfile de 2023 já representa um Marco de atualização e até um reposicionamento do Carnaval de Escolas de Samba de Manaus entre os primeiros melhores carnavais do Brasil, como o foi nos anos de 1980 e 1990. 

Fazia tempo que o sambódromo não era tão bem cuidado e as escolas tão bem organizadas. Daí, a difícil é tarefa dos jurados em escolher as campeãs de 2023. Neste desfile, seguramente não houveram "Escolas pequenas".

Viva o Carnaval Amazonense!

_________

*Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas. UFAM.

Postar um comentário

0 Comentários