Header Ads Widget

header ads

5 DE SETEMBRO DIA DO AMAZONAS E DOS AMAZONENSES


FOTO: JOÃO BAPTISTA TENREIRO ARANHA.
 AUTOR: CUCUNACA, 2012.

Por: Mauro Bechman*

Dia 5 de Setembro de 1850 o Amazonas passou a integrar a História e a Geografia do Brasil. Nesta data, o Amazonas é elevado a categoria de província desmembrando-se da província do Grão-Pará. Assim, nascem os amazonenses como portadores do seu protagonismo diante do Brasil império e a posteriori República.

Personagens e instituições foram fundamentais para a instalação da província, a Igreja Católica com Dom Romualdo Antônio Seixas e Frei José dos Inocentes, a Maçonaria donde surge a liderança de João Baptista Tenreiro Aranha, primeiro presidente da província e parlamentares como Souza Franco e Jerônimo Coelho.

Na institicionalidade, as escolas públicas, privadas e as forças estaduais de segurança iniciam uma tradição de saudar a data com desfiles cívicos e militares, além de competições entre as escolas, os jogos estudantis muito populares na década de 1980 do século passado. O feriado estadual do dia 5 se completa com o dia 7 de setembro data da Independência do Brasil. Assim, temos a Semana da Pátria e do Amazonas com o acendimento da chama na Praça Heliodoro Balbi e sendo finalizada com o seu abafamento.

O Amazonas possui o mais belo hino dos estados brasileiros com música de Claudio Santoro e letra de Jorge Tufic e talvez um dos discursos mais contundentes proferido pelo Governador José Bernardo Lindoso em 1980 por ocasião do lançamento do hino.

Das lutas do povo amazonense pelo seu intento protagonista, a revolta das Lages em 1932, ainda envolta na névoa do esquecimento e da renúncia em se reconhecer esta empreita dos amazonenses. São silêncios da História.

Em 2023, não teremos feriado, talvez porque se pense que só o funcionalismo público é amazonense. Então, a data pode ser remanejada, afinal de contas, não é a identidade de um povo. Das bibliotecas, livros são fechados e vemos os silêncios das instituições fundantes da província, a Igreja, a Maçonaria, o Parlamento e a Junta Comercial.

O prédio da assinatura da instalação da província não existe mais, a estátua de Tenreiro Aranha de cor chumbo foi pintada em ouro e agora, o feriado da instalação é adiado. Outros tempos.

Salve o Dia de 5 de Setembro ! Dia dos itaquatiarenses, humaitaenses, dos barcelenses, dos parintinenses, dos tefeenses, dos manacapurenses, dos irandubenses, dos tabatinenses, dos manauaras...de todos os meus conterrâneos amazonenses.


_____________________

*Mestre em Sociedade e Cultura pela Universidade Federal do Amazonas UFAM. (1909).


Postar um comentário

0 Comentários