Header Ads Widget

header ads

SANTUÁRIO DE SÃO JOSÉ OPERÁRIO

FOTO: SANTUÁRIO DE SÃO JOSÉ OPERÁRIO. AM. AUTOR: CUCUNAÇA, 2012.

Neste dia 26 de Abril, a Paróquia de São José Operário, na Rua Visconde de Porto Alegre no tradicional bairro da Praça 14 de Janeiro, será reconhecida pela Igreja como Santuário de peregrinações. Um dos maiores e mais belos templos católicos do Amazonas, de arquitetura suntuosa construído em 1967, é desde lá administrado pela ordem salesiana que este ano comemora 100 anos de presença na Amazônia, cuja primeira comunidade foi erguida em 1914 em São Gabriel da Cachoeira no Alto Rio Negro, no estado do Amazonas.

A Paróquia de São José Operário abrange todo o sul do bairro da Praça 14 de Janeiro e as fronteiras dos bairros da Cachoeirinha e do Centro de Manaus. Por volta do início dos anos 2000, as missas realizadas aos sábados e domingos já não eram mais suficientes para atender aos fiéis de São José e, a congregação salesiana decidiu criar a novena de São José Operário, sempre no dias 19 de cada mês, passando então a mobilizar verdadeiras multidões, chegando ao ponto de as principais novenas serem realizadas no campo de futebol do Oratório São Domingos Sávio - área em anexo a igreja. Durante as novenas, as ruas nas imediações da igreja são temporariamente interditadas. Fiéis de toda as zonas da cidade convergem para as celebrações durante todo o dia em que ocorrem as celebrações.

Uma data realmente especial, pois os salesianos comemoram este ano o Bicentenário de Nascimento de Dom Bosco (1815-2015) e o Centenário da Presença Salesiana na Amazônia.

A igreja de São José sempre foi importante abrigo para a causa dos trabalhadores. Durante os anos 1980, as frequentes greves de professores e metalúrgicos do Distrito Industrial tinham suas assembléias realizadas nas dependências da igreja, onde as forças de repressão hesitavam em entrar. No caso dos professores, líderes da APPAM - Associação Profissional dos Professores do Amazonas - como o professor Barbosão, já falecido e, demais colegas realizaram uma greve de fome por melhorias salariais para a categoria.

O Santuário tem importante papel na vida das comunidades na educação, no esporte e lazer, na cultura e claro, na formação espiritual. Aproveitamos o ensejo para registrar a importância de alguns sacerdotes, leigos e irmãos no seu trabalho incansável pela obra, mesmo alguns, que já se encontram na glória de Nosso Senhor Jesus Cristo, como os padres Amadeo Caroni, Bento Ballascini e Padre Jaci e leigos, como os membros da Família Sena e a Profa, Terezinha (piano) que era uma das principais vozes da igreja, além do saudoso Pe. José Maria que nos deixou em 2014.

Parabéns a Igreja de Manaus e a todos os seus fiéis!


Saudações São José dos Operários!



Postar um comentário

0 Comentários