FOTO/MOSAICO:MUSEU AMAZÔNICO. AUTOR: CUCUNACA, 2017 |
Nesta sexta-feira, 27 pela manhã, estivemos visitando a Exposição Arqueológica sobre os artefatos encontrados durante as obras do Gasoduto Coari-Manaus. A exposição é promovida pelo Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas -UFAM e pela Petrobrás S/A. Estiveram presentes neste passeio turístico, a geógrafa Diane Sacramenta, os turismólogos Allan Silva, Keyla Souza e Inês, além do professor Mauro Bechman.
FOTO:ARTEFATOS ARQUEOLÓGICOS. AUTOR: CUCUNACA,2017 |
Uma experiência didática científica,tendo em vista a própria organização da exposição, com artefatos cerâmicos das Fases paredão e das tradições Incisa e ponteada, além de artefatos em cerâmica na tradição policroma da Amazônia. São vasos, utensílios, estatuetas, objetos trabalhados em lítio, urnas com motivos zoomorfos e antropomorfos, que nos prende a especulações científicas e pseudo-científicas.Uma viagem pela arquelogia amazônica fascinante, o que revela a importância da arqueologia para o deciframento da esfínge amazônica.
FOTO: PAINEL HISTÓRICO. AUTOR:CUCUNACA,2017 |
Noutro instante, a sequencia histórico arquelógica didaticamente exposta e orientada facilita a leitura do tempo e dos eventos ao longo das pesquisas. A exposição também nos presentei com uma demonstração do que é ser arqueólogo ou arqueóloga na Amazônia com exposição de técnicas e metodologias de pesquisa em campo, desde o registro das famosas "cadernetas de campo" até o registro em audiovisual do desenvolvimento das pesquisas.
FOTO:COLUNA ESTRATIGRÁFICA ARQUEOLÓGICA. AUTOR:CUCUNACA,2017. |
Ainda na manhã, foi possível visitar as instalações da rica biblioteca do museu e seu setor de documentação onde pode-se saber os procedimentos de tratamento e documentação histórica do museu, além do acesso à sua câmara restrita com obras primárias do acervo de J. G. Araújo.Tudo num lugar só. Um espetáculo.
FOTO:EQUIPE DE VISITA. 2017. AUTOR: DESOCNHECIDO, 2017. |
A exposição ficará em cartaz até o dia a primeira semana de Dezembro e aguarda a visita de todos. O Museu Amazônico fica localizado na Rua Ramos Ferreira,1030 - Centro próximo a Rua Tapajós. A entrada é gratuita.
0 Comentários