Header Ads Widget

header ads

PHA: UMA PERDA DO TAMANHO DO BRASIL (*1942 - 2019+)

FOTO: PAULO HENRIQUE AMORIM.
 AUTOR: CUCUNACA 2015.
* Mauro Jeusy Vieira Bechman

Acordo esta manhã e levanto precisamente às 08h07mn. Estou preocupado com a situação de um amigo que está sem contato na Guiana Inglesa. Vou ao aparelho celular e sou surpreendido pela notícia de morte do jornalista Paulo Henrique Amorim (PHA). Não há como não ficar desolado.

FOTO: AUTÓGRAFO PHA 2015.
Conheci Paulo Henrique Amorim em 2015 quando de sua vinda a Manaus para o lançamento de seu premiado livro "O quarto poder: uma outra História" pela editora Hedra. Desde 2013 acompanhava seu blog Conversa Afiada e quando veio a Manaus não perdi a oportunidade de conhecer pessoalmente este que considerava um dos grandes patriotas brasileiros. O lançamento da obra se deu na Livraria Saraiva do Manauara Shopping Center, consegui a obra, um autógrafo e uma foto. No autógrafo, me saudou como "companheiro blogueiro" o que me deixou muito orgulhoso do pequeno blog amador que escrevo.

FOTO: PHA EM PALESTRA 2015.
AUTOR: CUCUNACA, 2015.

A noite fui a palestra dele no Stúdio 5 Festival Mall.  O admirava por ter passado pelo sistema Globo e pelo raríssimo conhecimento sobre os bastidores do poder. Na palestra, fez menção ao gigantesco potencial do Brasil e como bom carioca soube como ninguém se aproximar do calor manauara: "Manaus é como o Rio, uma cidade quente" e nessa mesma palestra vi a ignorância de nossos líderes empresariais quando ele citou o nome do premiado autor amazonense Milton Hatoun e ninguém na platéia parecia conhecer. Um fato, a classe dominante do Amazonas não lê. Ainda fiz algumas fotos dele com um outro grande palestrante motivacional, Carlos Hilsdorf.


FOTO: PHA E CARLOS HILSDORF EM 2015.
 AUTOR: CUCUNACA, 2015.
Paulo Henrique Amorim (PHA) nos deixou, amou o futebol, o Brasil, a Cultura brasileira, o Povo Brasileiro, a Informação e a Comunicação como ninguém. Se reinventou saindo de altos cargos da Globo que lhe chancelava os "círculos do poder". De seus rascunhos de jornalista nasceu um poderoso livro sobre jornalismo e comunicação. O fracasso da TV Afiada na televisão aberta não o desestimulou e foi para a internet onde com sua expertise profissional fez um blog de opinião e vídeos curtos ganharem prêmios e a adesão de milhões de "amigos navegantes". Conseguiu unir a cultura brasileira (herança do povo) à qualidade técnica e a Opinião contundente do jornalismo humanista e crítico, numa verdadeira Conversa Afiada.  PHA mostrou que era maior que o PIG (Partido da imprensa golpista) - a imprensa hegemônica brasileira que sempre promoveu e se nutriu de Golpes de Estado contra o Desenvolvimento do Brasil, exemplificando o que ocorrera com Getúlio Vargas, João Goulart e Dilma Roussef.

Fernando Brito em seu blog Tijolaço coloca em seu texto desta manhã o seu adeus ao Ansioso Blogueiro e merecidamente o aplaude como o "Patrono da Blosgfera Brasileira".

Nosso adeus a este grande brasileiro chamado em vida de Paulo Henrique Amorim. Que o Senhor da Misericórdia e Maria mãe do Salvador abrace a todos neste momento de perda.

Que Deus o receba em sua Páscoa eterna. Descanse em Paz.


___________________________
Professor Universitário. Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia e Processos Socioculturais pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Postar um comentário

0 Comentários