50 MAIS 31: "QUEM VAI TE TRAIR"

 

FOTO: M. BECHMAN.
 AUTOR: CUCUNACA, 2021.

Por: MAURO BECHMAN*

Na vida pessoal ou profissional é muito comum vermos a dinâmica das relações pessoais e profissionais perderem sentido ou bruscamente serem encerradas por traições.

E não faltam frases de efeito a respeito das atitudes de traições, na Política o ex governador gaúcho Leonel Brizola dizia: "A política odeia o traidor mas ama a traição". E são tantas as frases que não nos perderemos em fazer um inventário delas agora.

A verdade é que quem está na gestão de algo ou algum projeto, também está sujeito às traições. Em 2012, estava a frente de um projeto e nele possuía um parceiro competente e amigo.

No outro lado da baia, havia o projeto colega, que não ia bem das pernas. Mas, que cuja liderança não gostava muito da minha presença por lá. 

Certa vez, quando  estava levando um dia normal como qualquer outro de rotina de escritório, vi uma notícia no site da instituição matriz que destacava uma atividade de extensão sobre o meio Ambiente e a sua conservação. E, advinha de quem era a orientação e condução da atividade?

Exatamente. Se vc pensou no meu parceiro, então bingo! Era exatamente ele que estava promovendo o projeto do nosso "adversário".

Por isso, que tendo uns "flashback" lembrei que ele ficou uma semana sem aparecer no escritório, ou seja, era isso. Não sei se por vergonha ou por medo de ser descoberto, o certo era que ele não aparecia na minha frente.

Depois deste fato, decidi que não valeria a pena, eu ser mais tão fiel a este colega de trabalho. E, aos poucos, ele mesmo foi se desconstruindo perante o público e claro, perante a mim. 

Assim, procurei evitar maior proximidade. E, o meu afastamento foi tão medicamentoso que ele não apareceu mais para trabalhar comigo.

Talvez, ele tenha tido um dia refletido, se valeu naquele tempo aquela ação. Perder um parceiro e amigo em troca de algum dinheiro que não era muito com certeza. Talvez não tenha mesmo válido tão a pena.

Então, não esqueça, geralmente é quem está muito perto de nós. Por isso, devemos ouvir Jesus: "Ser doce como uma pomba, prudente como uma serpente".

____________

*Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas UFAM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário