BOLINHA

FOTO: BOLINHAS DE GUDE. AUTOR: PROF. M. BECHMAN, 2013.

Uma volta feliz á infância dos manauaras e amazonenses é de fato uma visita mágica ao inconsciente coletivo daqueles que puderam desfrutar deste jogo de infância chamado "Bolinha". Não se tem dados históricos sobre o jogo no Amazonas, sua origem, seus praticantes, sua classificação...mas sabe-se que muitas gerações praticaram e ou praticam este encantador jogo.

Possui regras claras passadas de geração a geração, também pode ser considerado um ritual com seus códigos, regras e ritos. Tão especial a ponto de ter um vocabulário específico como o "fonas" para o último jogador a atirar sua bolinha em direção a linha das bolinhas dispostas na linha. Ainda inventaram-se o "antes fonas" ´para ser ainda antes do último. O "turite" em que um dos jogadores acerta de uma só vez todas as bolinhas postas na aposta e que marca o recomeço do jogo.

Há também uma gradação de valor nas bolinhas. As coloridas em azul, vermelho, amarelo (predominante) e branco sem transparências, são chamadas de "preciosas" ou "colombianas", chegando a valer cinco das bolinhas comuns transparentes. O Mercado Adopho Lisboa ainda possui bancas que comercializam estes brinquedos maravilhosos que nos ensinam a competir com respeito obedecendo regras.

Saudade enorme do meu tempo de criança. O "viciado" em bolinha com sua lata (lata de leite) cheia era chamado de "Fome"...tudo parte desta mágica fase de nossa infância em Manaus. Vamos brincar de bolinha? Hoje eu sou fonas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário