FOTO: MANIFESTAÇÃO #30M. AUTOR: CUCUNACA, 2019. |
Nesta quinta-feira 30, das 15hs às 18h ocorreu a Manifestação Nacional pela Educação, no Centro Histórico de Manaus. A manifestação política foi promovida pelas centrais sindicais, União Nacional dos Estudantes - UNE, sindicatos classistas, partidos políticos de esquerda e movimentos sociais. A chamada para a manifestação ocorreu em função do contingenciamento do orçamento das universidades públicas e institutos federais promovidos pelo governo Jair Bolsonaro (PSL) o que comprometera os andamentos dos projetos de pesquisa e até a manutenção destas instituições de ensino e pesquisa.
Os manifestantes, professores, pesquisadores, artistas, estudantes, livre-pensadores e profissionais liberais, sairam em passeata da Praça da Saudade, percorrendo a Avenida Epaminondas, Sete de Setembro e sendo finalizada com a subida até a Praça do Congresso pela Avenida Eduardo Ribeiro. Em nossas estimativas, estiveram presentes neste ato, cerca de 10 mil pessoas que expunham faixas em defesa da Educação e de repúdio ao atual governo federal.
FOTO: INICIO DA MANIFESTAÇÃO. AUTOR: CUCUNACA, 2019. |
O movimento estudantil representado pela UNE, UBES e UJS foram importantes para mostrar a consciência estudantil. Outra informação importante, mostra o reaparecimento das bandeiras do PDT nas manifestações populares, partido este de orientação trabalhista de seu ícone Leonel Brizola e que ao que parece, abandona a neutralidade e deselegância intempestiva de Ciro Gomes para se juntar ás forças do campo popular.
As manifestações populares do dia 15 e do dia 30 de maio no Brasil, revelam a preocupação de setores sociais com o destino da 7a maior economia do planeta, além da imposição de uma agenda de restrições orçamentárias e de investimentos á educação pública.
Salve a Educação!!!
0 Comentários