FOTO:COLETIVO AYUKA, AUTOR: CUCUNACA, 2016. |
Nesse momento de crise política brasileira, alguns movimentos da juventude, buscam refundar a esperança de dias melhores. Alguns pela perspectiva da luta social. Nesse sentido, um dos coletivos de jovens que pregam uma sociedade alternativa ao Capitalismo tem aparecido em algumas manifestações de trabalhadores em Manaus, coração econômico da Amazônia. Trata-se do Coletivo Ayuka (Na língua Kokama; significa briga ou luta).
O coletivo Ayuka se autodenomina de um movimento anticapitalista, antifacista, antiproibicionista e ecossocialista. A despeito da crítica estrutural e clássica ao modo de produção capitalista, o interessante é sua posição ecossocialista,enquadrando-se num movimento ambientalista que vê o homem como parte da natureza ,ou seja , de matriz biogênica, trazendo consigo, uma agenda de protesto ao uso dos trans
gênicos, à mineração predatória sobre as terras indígenas e quilombolas.
Alguns movimentos sociais estudantis e operários são atores e testemunhas do seu tempo. Especialmente na Amazônia e no Amazonas, cujo registro dos movimentos populares é tão deficitário ou silenciado. Neste sentido, a importância deste coletivo social jovem para a busca de soluções para este momento da contemporâneidade.
0 Comentários