Header Ads Widget

header ads

ANIVERSÁRIO DE UM BURACO, CRÔNICA MANAUARA

FOTO: BURACO.
AUTOR: CUCUNACA, 2019.

Na última segunda-feira, caminhando de volta para casa, após uma manhã de trabalho intenso, caminho em direção á parada de ônibus situada na Avenida Constantino Nery entre a Rua da Maromba e o shopping center Millenium por volta das 12h naquele calor que só os manauaras sabem bem como é, embora tivesse chovido naquela manhã sinalizando a mudança de estação para o período menos chuvoso na região amazônica, o nosso famoso verão.

Entre reflexões e a espera pelo coletivo, eis que caminha pela calçada imperfeita vindo em nossa direção, um senhor negro com uma caixa de isopor, acondicionador dos populares picolés da massa. Em seu caminhar bailado, o vendedor de picolés da massa, pára bruscamente diante de um buraco no chão no interior do abrigo para passageiros e, inclinando-se para trás, ergue uma ode ao buraco, como se o saudasse:

 "Oh meu caro buraco! Meu caro buraco! Há sete anos passo por aqui e você sempre aí. Pelo visto você gosta de mim e em todos estes anos aprendi, incrivelmente, a gostar de ti. E, já se vão sete anos! E hoje, é seu aniversário, por isso, parabéns caro buraco!". 

E, continuou caminhando pelas calçadas imperfeitas até fugir do meu campo de visão. Não era um homem da região, sua tez negra, seu andar bailado, sua voz musicada, denunciavam sua vida cigana. Chegou meu ônibus. Feliz Aniversário Buraco pelos 7 anos! Feliz Aniversário Manaus pelos 350 anos!

Postar um comentário

0 Comentários