| FOTO: PROTESTOS EM MANAUS AM. AUTOR: GEÓG. M. BECHMAN, 2013. |
Nesta quinta-feira 20, uma multidão estimada em aproximadamente 50 mil pessoas foram as ruas da cidade de Manaus para protestarem contra a corrupção e o aumento nas passagens de ônibus. A cidade integrou o grande movimento de massas que tomou conta do país, iniciadas a partir dos protestos violentos de Goiânia cujo aumento chegou a ser de R$ 1,00 (hum real).
Com muitas faixas, os manifestantes foram se concentrando em vários pontos da cidade e aos poucos as ruas históricas foram sendo tomadas. No interior da manifestação encontramos muitos e vários cartazes cujas reivindicações possuem os mais distintos interesses, indo do protesto pela fata de acesso 3G para internet até os torcedores que pedem a preservação do estádio Parque Amazonense, berço do nosso futebol, ameaçado pela construção de um posto policial. Mas uma reivindicação sempre apareceu mais forte, a da qualidade do ensino e da melhoria das condições de educação como a melhor remuneração dos professores.
O meio ambiente não foi esquecido e as árvores urbanas foram lembradas pelas vezes que nas imediações do Teatro Amazonas, algumas delas foram cortadas. Na passagem pela Igreja de São Sebastião a igreja saudou a manifestação com o toque dos sinos e ao menos uma cena interessante com o abraço fraternal entre o pároco da Igreja e um manifestante de cultos afro-descentes sob os aplausos e as lentes daqueles que registravam a manifestação até aí pacífica.
Durante a noite, a grande parte dos manifestantes dirigiu-se para a Arena da Amazônia e outro grupo já concentrado á frente da prefeitura de Manaus na Av. Brasil (Compensa) produziu choques com a polícia com ataques aos carros da polícia e o incêndio de um ônibus. Neste sentido, Manaus integrou um cenário que vem se repetindo em outras grandes cidades do Brasil que ontem foram ás ruas contra a corrupção. A imprensa local aberta não repercutiu as imagens da participação de Manaus nos protestos promovidos em todo país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário