Header Ads Widget

header ads

MEU BEM MEU MAL



Foto: Área de Risco Ambiental Urbana - Geóg. M. Bechman 2007

Lamentavelmente a ocupação urbana "Meu Bem Meu Mal" foi noticia negativa nos meios de comunicação de massa. Curiosamente, o nome da ocupação é bem sugestivo e em muito revelador. Desde 1996 venho estudando esta área. Fiz dela meu objeto de estudo e escrevi minha dissertação de mestrado sobre Populações em áreas de risco ambiental urbanas.

A toponimia do lugar, revela algo importante no conhecimento do processo de ocupação. Notadamente, um plágio do nome de uma telenovela do inicio dos anos 1990, o termo "Meu Bem (....)" vem de encontro á possibilidade de alcançar a casa própria e finalmente ter um lar na cidade, ao mesmo tempo que, as vantagens locacionais de se estar perto do Centro da cidade e ou ainda, da possibilidade de seus moradores terem a oportunidade contemplar, a partir de suas próprias cozinhas - voltadas para o rio - a beleza do Rio Negro, dão mais vigor e encantamento ao termo.

Da mesma forma que "(...) Meu Mal" expressa literalmente a contradição mais presente no processo de construção do espaço urbano na cidade de Manaus. Situada a cerca de 500 metros da plataforma de captação de água para a cidade de Manaus, assentada numa encosta argilosa-arenosa, com vegetação rarefeita e nenhuma rede de esgoto, o Meu Mal se expressaria da forma mais deprimente a partir dos eventos de riscos urbanos, com o desmoronamento de encostas e a vitimização de vidas humanas e danos materiais.

Por vezes, me encontro a pensar se meu árduo trabalho valeu a pena. Depois de anos, a novela da vida se repete na ocupação Meu Bem Meu Mal, mas diferentemente da ilusão da televisão, o final tem sido sempre infeliz e doloroso para a população residente nesta área.

Esta novela nos já vimos, agride nossa cidadania e não vale a pena ver de novo.

Postar um comentário

0 Comentários