FOTO/MOSAICO: TURISMÓLOGOS 2017. 4 PERÍODO. AUTORA: MICHELE LISBOA, 2017. |
Nesta sexta-feira,17 das 08h30 às 11h30 realizamos uma Visita Técnica Turística ao Museu Amazônico no Centro Histórico de Manaus. Com uma equipe formada por acadêmicos do 4 período de Turismo da Fametro, os professores MSc. Mauro Bechman e a Prof. MSc. Rosinide Alves de Farias conduziram os trabalhos em campo. A visita integra o Plano de Ensino acadêmico para disciplina Geografia da Amazônia. Estiveram presentes as acadêmicas de Turismo: Ivanize Ribeiro Macedo, Michele Lisboa, Pamella Sousa, Karoline Penedo, Brenda Botelho, Camila Barros, Ruan Gonzaga, Erika Mangabeira, Julianne Brasil, Poliane Lopes, Deilane Santana, Letícia Lobato, Anny Carolynne Oliveira, Reegianio de Araújo Ferreira Júnior e Lilliane dos Santos Soares.
FOTO/MOSAICO. RECEPÇÃO NO MUSEU AMAZÔNICO. AUTORA: MICHELE LISBOA, 2017. |
A visita técnica turística a seu deu por conta da Exposição sobre a Arqueologia da Amazônia com a exposição de artefatos e objetos encontrados durante a construção do Gasoduto Coari-Manaus. A exposição é rica em imagens e didaticamente expõe ao público as técnicas e a feitura do trabalho dos arqueólogos bem, como sua importância para o conhecimento da Amazônia. No museu, a equipe teve a oportunidade de conhecer três espaços importantes: o Museu, a Biblioteca e o Setor de Documentação.
FOTO/MOSAICO: VISITA AO MUSEU AMAZÔNICO. AUTORA: MICHELE LISBOA, 2017. |
No Museu, na sua parte do térreo, há três espaços que apresentam o rico acervo da pesquisa feita ao longo da construção do gasoduto Coari-Manaus, razão do acordo institucional entre a Petrobrás e o Museu Amazônico, que levou à construção do importante Laboratório de Arqueologia da Amazônia, administrado pela Universidade Federal do Amazonas. Neste espaço, os futuros turismólogos e turismólogas puderam observar os levantamentos preliminares arqueológicos (medições e registros) bem como alguns instrumentos e técnicas usadas para este fim. As diversas tradições ceramistas da Amazônia, especialmente a Policroma, Incisa e Ponteada e a da formação Paredão, presente em toda a região de Manaus e Iranduba.
FOTO/MOSAICO: MUSEU AMAZÔNICO_2 CÂMARA. AUTORA: MICHELE LISBOA, 2017. |
Numa segunda câmara, muiraquitãs, vasos, urnas e alguns utensílios encontrados durante as escavações além da apresentação temática da flotação como técnica bio-arqueológica para investigação. Na terceira micro-câmara, um vídeo com depoimento do arqueólogo chefe do projeto, nos dá uma dimensão precisa do trabalho realizado. No segundo piso, encontramos, uma mostra permanente do museu, cor urnas, artefatos de caça e do cotidiano das tribos indígenas do Rio Negro. Outra rica experiência.
FOTO/MOSAICO: 3 CÂMARA. AUTORA: MICHELE LISBOA,2017. |
A Biblioteca Setorial da UFAM (Universidade Federal do Amazonas) está em plena atividade e é anexa ao Museu, com alguns registros e obras raras. Nele, está o acervo recém doado pelo Poeta Amazonense Thiago de Melo, além de teses de mestrado e doutorado com registro informatizado. Nesse espaço, fomos gentilmente atendido pelos bibliotecários que nos apresentou o rico acervo ainda em plena construção.
FOTO/MOSAICO: BIBLIOTECA SETORIAL UFAM/MUSEU. AUTORA: MICHELE LISBOA, 2017. |
Neste rico acervo em construção,têm-se um espaço especial para os pesquisadores que se dedicam ao conhecimento da Amazônia.
FOTO/MOSAICO: ACADÊMICAS DO CURSO DE TURISMO. AUTORA: MICHELE LISBOA, 2017. |
O Setor de Documentação, um espaço que registra e dá tratamento aos documentos que vêm a ser disponibilizados ao público, apresenta muito do trabalho dos historiadores e arquivologistas, responsáveis pela documentação em sua fase de registro e divulgação. O estagiário do curso de História Roseevelt, fez uma breve preleção sobre o setor de documentação e se colocou à disposição dos acadêmicos caso haja necessidade de desenvolver pesquisas mais aprofundadas sobre a Amazônia. Neste espaço, encontra-se em fase de organização o acervo de um dos homens mais ricos do Brasil no período áureo da Borracha, senhor J.G. Araújo.
FOTO/MOSAICO: SETOR DE DOCUMENTAÇÃO. AUTORA: MICHELE LISBOA,2017. |
Encerramos a Visita Técnica Turística às 11h30 com a certeza de aprendemos bastante unindo teoria e prática na atividade turística. E, que as futuras gerações de turismólogos e turismólogas saberão passar com entusiasmo e conhecimento essa nossa rica Amazônia aos visitantes e andarilhos do mundo.
Saudações Turísticas!
0 Comentários