Header Ads Widget

header ads

FUTEBOL E O ANALFABETISMO GEOGRÁFICO

FOTO: TORCIDA DA CROÁCIA.
AUTOR: CUCUNACA, 2014.

FUTEBOL E O ANALFABETISMO GEOGRÁFICO

Os grandes eventos esportivos como as olimpíadas e as copas do mundo, são momentos importantes para o avanço da sociedade na compreensão do mundo, uma vez que, integram bilhões de pessoas e um número considerável de países.Uma oportunidade para a superação de muitas barreiras entre as nações como os regionalismos, barrismos e xenofobia, tidos como ideologias geográficas. Entretanto, esta oportunidade a nosso ver, tem sido desperdiçada, vejamos alguns casos. 

O primeiro, relacionado aos comentaristas esportivos brasileiros, tanto dos canais de televisão abertos quanto, os por assinatura, quando ingressam sobre o conhecimento geográfico, revelam completo desconhecimento e até reforçam preconceitos. Numa das narrações de uma rede estadunidense com canal no Brasil, se referiu à equipe da Rússia como se fosse a União Soviética (extinta em 1991) numa das partidas nesta Copa da Rússia em 2018. 

O segundo caso, trata de um debate entre ex-jogadores brasileiros do Mundial de 2010 realizado na Africa do Sul em que o atleta Amaral relembra um episódio em que o entrevistador pergunta a ele sobre a importância de atuar num país em que havia o problema do Apartheid. O atleta respondeu que se esse era o problema, a solução seria fazer uma ''marcação cerrada" para impedi-lo de jogar! Ou seja, Amaral ignorou que Apartheid era um regime político de segregação racial, imposto pela classe política dominante, repudiado mundialmente.

O último caso, em plena Copa do Mundo da FIFA 2018 na Rússia, torcedores brasileiros gravaram um vídeo em que expõe seu machismo e sua misogenia ao cantarolarem ofensivamente uma jovem russa que inocentemente não compreendia o que estava sendo cantado. A repercussão do vídeo gerou indignação em meios mais intelectualizados, mas o que esperar de grupos de torcedores de  classe social mais abastada e com boa escolaridade que verbalizaram as piores ofensas em 2014 a primeira mulher eleita presidente do  Brasil na cerimonia de abertura da copa?

Mídia hegemônica, atletas e torcedores precisam voltar às aulas de Geografia, senão vai ficar mais difícil de praticar futebol e tonar o mundo melhor.

Postar um comentário

0 Comentários