Dia 24 foi um dia especial. Na Igreja da Comunidade São João Batista no Conjunto Galiléia II, ocorreu uma novena em homenagem a São Paulo Apóstolo. Uma linda e emocionante cerimônia cheia de alegria e presença do Sopro Santo de Deus. A pequena igreja, ficou lotada e colorida. Ela está na Geografia da chamada área missionária de São Paulo Apostolo que cobre pelo menos seis outras comunidades menores.
Sinceramente há anos que não víamos e vivíamos tão intensamente a alegria cristã católica. Impossível não se emocionar naquela pequena igreja. O ofertório foi feito com doação de alimentos e sabão para cuidados das igrejas da área missionária.
A igreja, lotada cheia de crianças, adultos, jovens e idosos. Me fez lembrar os tempos de oratório São Domingos Sávio na Paróquia de São José Operário no Centro pelos idos anos de 1980. Nos bancos de madeira da capela, vimos fiéis simples e alegres, com suas roupas coloridas em tecidos simples e homens trabalhadores de uma vida dura com suas calças surradas, sua tez morena do sol, calçados sem etiquetas ou grifes. Na entrada da Igreja, fomos saudados na entrada pelas velas e pelas ladainhas de São Paulo apóstolo num clima de emoção e vida que foi tomando nossos corações,posteriormente seguida de uma pequena procissão tendo no andor a imagem de São Paulo e coroinhas e criança conduzindo a Bíblia Sagrada. Dentro da igreja, muitos sorrisos e muito povo, o povo de Deus, sem vaidades ou cabisbaixos.
Acostumados na liturgia mais conservadora e intimista, fomos sobressaltados pelo entusiasmo da missa tão bem conduzida pelos dois padres que trataram numa homilia sobre o apóstolo Paulo na sua carta aos romanos, de que somos também pecadores e temos que viver uma vida inteira de conversão ao Senhor. Também um dos padres que contou num dos episódios em que sua vida de criança pobre, esperava o irmão chegar para ir à escola, pois eles só tinha um par de sapatos. Que história linda!
A adoração ao Jesus Sacramental,um instante em que a presença do Senhor é sentida de perto. Na minha crença juvenil, guardo o mantra de que o “Senhor vai onde se precisa ir” e ele foi conduzido e adorado sob os hinos e cânticos de louvores com os fiéis de joelhos. A emoção tão grande e tão comum que por um instante, vimos o céu ali presente.
Acredito que saímos melhores daquela cerimônia. Renovados e renovando a esperança nas pessoas que verdadeiramente merecem nosso amor e nossa atenção.
Louvado Seja o Nosso Senhor Jesus Cristo!
0 Comentários