BRIDGET JONES: NO LIMITE DA RAZÃO (2004) FRANÇA
O BEBÊ DE BRIDGET JONES (2016) – REINO UNIDO.
Direção: Sharon Maguirre - Beeban Kidron - Sharon Maguirre
Música composta: Harry Gregson-Willians - Craig Armstrong
Trilha Musical: Out of Reach - Still Falling for You
A sequência filmada do Diário de Bridget Jones em três momentos, revela a composição demográfica da Inglaterra.No primeiro e segundo filmes,temos jovens maduros e solteiros em busca de casamento, aliás a preocupação com o casamento e uma “vida normal” é a angustia do enredo cômico tratado no filme. São pessoas acima dos 30 anos de idade com suas vidas profissionais e financeiras resolvidas em busca não apenas do amor mas de uma auto afirmação que passa pela união entre homem e mulher. Mesmo os coadjuvantes mostrando as dificuldades de manutenção de uma união estável. Os protagonistas seguem na trama buscando seus objetivos: encontrar os parceiros ideais. Na última filmagem da trilogia,finalmente a protagonista engravida cujo enlance da trama busca saber de quem de fato é a paternidade com o Bebê de Bridget Jones.
No plano de ensino, vemos as marcas deixadas pela influencia do pensamento de Thomas Robert Malthus no seu “Um Ensaio sobre o Principio da População (1826)” cuja preocupação recai dentre outros fatores no controle da natalidade com o adiamento da nupcialidade, presentes na idade dos protagonistas da sequencia de filmes de Bridget Jones e na sociedade britânica. Comedia inteligente, sutil e divertida.
GRAND TORINO (2008) - EUA
Direção: Clint Eastwood
Música: Jamie Cullum, Kyle Eastwood e Michael Stevens.
Um premiado filme que retrata muito bem, a transição sociodeográfica estadunidense. O fim da geração Baby Bomber nascida no pós segunda-guerra mundial (1945) e as mudanças do estilo American Way of Life, especialmente presente na configuração dos bairros e na sociabilidade dos atores sociais com a presença de gerações diferentes e de grupos sociais que começam a ocupar a cena cotidiana estadunidense: são os refugiados das guerras travadas pelo Estados Unidos ao longo do século XX e a população negra presente na forma de gangs juntamente com orientais. Um padre jovem representa o toque sutil da necessidade de compreensão da mudança social no seio da sociedade estadunidense.
Um diálogo possível entre as gerações atuais e as dos anos pós guerra, se dá no campo do trabalho e no campo da socialização. Na geografia, vê-se claramente o processo de invasão-sucessão no instante em que as casas do padrão estadunidense começam a mudar de donos.
Uma substituição do protestantismo pelo catolicismo na compreensão deste novo momento e sobretudo,um pedido de desculpas pela intromissão tão dura dos Estados Unidos na guerra da Coreia. Mas e o Grand Torino? Apenas um motivo para todo o enredo da trama. Genial! O ícone estadunidense Clint Eastwood superou-se! Digno de aplausos e pedido de Bis!
BOA SORTE CHERLIE! (2010-2014) - EUA
Seriado de Televisão: Disney Channel
Autores: Drew Vaupen, Phil Baker, Cristopfer Vane, Erica Kaestle e Patrick McCarthy.
Uma série divertidíssima dos canais fechados estadunidenses, traz uma família ao estilo “A Grande família”.Trata de situações hilariantes em volta de um bebê chamado Charlie e por vezes torna-se o centro das atenções em suas peripécias. No contraponto temos os integrantes da família e também seus agregados de modo a casa estar sempre cheia. Foi uma forma docilizada e popular de mostrar que as famílias estadunidenses podem ser maiores e mais diversas e se aproximando do padrão grego, italiano e português de família, longe do individualismo e da anti-família de Walt Disney com personagens e protagonistas individuais.
Pipoca e boa sessão!
0 Comentários